Repositório Digital

A- A A+

Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação

.

Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Movimentos de encenação em corpos de pensamento-criação
Autor De Carli, Jezebel
Orientador Gil, Joao Pedro Alcântara
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Assunto Corpo : Teatro
Direcao teatral
Produção teatral : Espetáculos : Porto Alegre
[en] Body
[en] Processes of direction
[en] Scenic compositions
Resumo Essa dissertação se insere no campo das artes cênicas, constituindo uma reflexão teórica acerca da direção teatral e de procedimentos empregados na produção de três espetáculos da Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). A pesquisa refere-se a minha experiência como diretora da companhia e portanto, não se faz de forma distanciada, imparcial e restrita de pessoalidades. Visando resgatar os principais procedimentos e operações que integraram o modus operandi do referido coletivo, o estudo toma por referência a memória dos corpos dos atores, os cadernos de processo, os registros em vídeo, matérias da imprensa e o depoimento de atores e espectadores. A reflexão transita por movimentos da encenação a fim de evidenciar e revelar as conexões e agenciamentos do corpo, espaço, texto, jogo e imagem operados durante os momentos de criação e montagem dos materiais. Sustentam os fundamentos teóricos da pesquisa fontes conceituais heterogêneas, que permitiram ampliar a discussão e o diálogo em relação ao objeto de estudo. Este trabalho estabeleceu conversações com os pensadores Gilles Deleuze, Feliz Guatarri, José Gil e com o professor e ator Renato Ferracini, no que se refere ao conceito de pensamento-criação, corpo e rizoma. Construiu diálogos com Hans-Thyes Lehmann, Lúcia Romano, Renato Cohen e Sílvia Fernandes sobre as questões que cercam o teatro físico, o teatro pós-dramático e contemporâneo. Buscou, também, os dizeres de encenadores como Ariane Mnouschkine, Peter Brook, Jersy Grotowski, Robert Wilson, Eugenio Barba e Pina Bausch, pois suas vozes agenciaram-se e encharcaram o corpo-pensamento da pesquisa.
Abstract This work is in the field of the scenic arts and it is a theoretical reflection on the theatrical direction and on procedures used in the production of three theatrical-spectacles of Santa Estação Companhia de Teatro (Porto Alegre/RS). The research refers to my experience as director of this company, so it was not constructed of distant form or impartial and restricted of personhood. Aiming to bring back the main procedures and operations that had integrated the modus operandi of the related collective, the study takes as reference the memory of the actor's bodies, the copybooks of the process, the video registers, the material of press and the actors and spectators report. The reflection circulates by movements of theatrical staging in order to make evident and to reveal the connections of the body, space, text, play and image operated during the creation and materials construction. The research theoretical basis is supported by heterogeneous conceptual sources, which have allowed extending the discussion and the dialogue about the study object. This work has established conversations with Gilles Deleuze, Feliz Guatarri, José Gil and with the teacher and actor Renato Ferracini, on the concepts of thought-creation, body and rhizome. It also have constructed dialogues with Lúcia Romano, Renato Cohen and Sílvia Fernandes on the questions about the physical, postdramatic and contemporary theatre. It was considered the sayings of Ariane Mnouschkine, Peter Brook, Jersy Grotowski, Robert Wilson, Eugenio Barba and Pina Bausch, because their voices have connected and soaked in the body-thouhght of the research.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17892
Arquivos Descrição Formato
000725643.pdf (3.943Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.