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dc.contributor.advisorBaptista, Cláudio Robertopt_BR
dc.contributor.authorFarina, Bárbara Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2009-12-12T04:15:34Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/17901pt_BR
dc.description.abstractA monografia desenvolvida teve como objetivo avaliar a influência do Lugar na produção do Preconceito em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais em espaços escolares de Inclusão. Para tanto, este estudo foi alicerçado em uma pesquisa bibliográfica concentrada nos campos do saber da educação especial, da sociologia e da geografia, elencando como conceitos chave a Inclusão, o Lugar, o Preconceito e as Necessidades Educacionais Especiais. Pelo considerável leque de significações possíveis para os conceitos chave, cada um foi definido e aprofundado em um capítulo correspondente. Ao final, todos foram aproximados em um último capítulo, numa tentativa mais concreta de responder a questão que este trabalho levanta. Assim, o Lugar (como espaço de vivência do sujeito) foi identificado como possuidor de uma considerável influência na formação do Preconceito, podendo auxiliar tanto na sua manutenção quanto na sua transformação. Tornou-se, possível, assim, perceber o Lugar como um espaço flexível, passível de modificação pela ação de seus elementos verticais (globais) ou horizontais (particularizados). Ainda, foi possível perceber, na análise, que a Inclusão figura como um novo elemento horizontal do Lugar 'sala de aula'; elemento este que passa a questionar o perfil idealizado de indivíduo que (eleito pelo poder hegemônico) demarca a normalidade e o desvio. A Inclusão funciona, então, como um possível caminho para a amenização do Preconceito, desde que acompanhada de práticas em que a possibilidade da Experiência e da reflexão sejam efetivadas, auxiliando na formação do conhecimento. Se o Preconceito representa o muro que limita as relações humanas (sendo o resultado da falta de conhecimento e da antiexperiência), se ele se expressa no e pelo Lugar, é preciso construir a escada capaz de ligar os espaços dos ditos normais e dos desviantes. Uma sala de aula com práticas de fato Inclusivas parece o Lugar ideal para isso, pois contem, em si própria, a essência da Diversidade Significativa, da vivência, da Experiência, da formação do conhecimento e da possibilidade de sobrevivência segundo critérios mínimos de respeito e de igualdade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO preconceito e a inclusão escolar : a influência do lugar (construindo escadas, superando muros)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000725949pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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