Repositório Digital

A- A A+

O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola

.

O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O outro e seu encontro : relações (im) possíveis entre diferença, alteridade e escola
Autor Napp, Rafaela Zambra
Orientador Moschen, Simone Zanon
Co-orientador Simoni, Ana Carolina Rios
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos.
Assunto Alteridade
Diferença
Educação especial
Inclusão escolar
Subjetividade
Resumo As questões referentes à diferença e à alteridade à luz da teoria psicanalítica lacaniana e de alguns autores do campo da educação são os eixos norteador do presente trabalho monográfico, que pretende discutir os aspectos constituintes da subjetividade e sua íntima relação com as individualidades de cada sujeito. Assim como, procura refletir sobre a forma que a diferença é produzida de maneira particular no encontro com o outro e seus outros e os reflexos nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de um trabalho qualitativo que se originou a partir de estudos de caso experenciados no encontro com diferentes sujeitos, que sob a óptica da normalização apresentavam alguma "deficiência", que pôde ser (des) construída e (re) pensada nos seus aspectos significantes que conduziram a pontos comuns referenciados anteriormente. O estudo indicou a (im)possibilidade de um fazer educativo para todos indivíduos na atual realidade dos espaços escolares. Uma escola que se queira inclusiva precisaria conceber as singularidades construídas socialmente para que o sujeito pudesse emergir. É preciso repensar as práticas educativas que buscam a homogeneidade dos indivíduos e, principalmente, reconhecer a produção da diferença nos encontros de alteridade que se constituem ou não entre educador e educando, salientando a importância da interlocução dessas relações com os processos de ensino e aprendizagem.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/17911
Arquivos Descrição Formato
000726084.pdf (138.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.