Repositório Digital

A- A A+

Cultura e identidade organizacional disserminadas pela comunicação dirigida : o caso redlar

.

Cultura e identidade organizacional disserminadas pela comunicação dirigida : o caso redlar

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cultura e identidade organizacional disserminadas pela comunicação dirigida : o caso redlar
Autor Correa, Vera Elisabeth Damasceno
Orientador Muller, Karla Maria
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Assunto Comunicação dirigida
Cultura organizacional
Identidade organizacional
[en] Directed communication
[en] Networks of business cooperation
[en] Organizational culture
[en] Organizational identity
Resumo Este trabalho consiste em um estudo de caso que procurou analisar instrumentos de comunicação dirigida acionados na rede de cooperação empresarial Associação Sul Móveis e Eletrodomésticos - Redlar. O método foi indutivo e a principal técnica de pesquisa utilizada foi a análise de conteúdo, aplicada nos documentos gravados do CD-R: Estatuto Social, Código de Ética, Regimento Interno, Manual de Expansão e Manutenção, e Manual de Identidade Visual, entregue ao novo associado no momento do ingresso na rede. Após a leitura flutuante destes, foram identificados os índices Padrões na Comunicação, Práticas de Gestão, Normativas Comportamentais e Diretrizes Compartilhadas, os quais constituem-se das categorias logomarca, slogan, atividades presenciais, procedimentos operacionais, deveres e obrigações, direitos, penalidades e punições, relacionamentos, objetivos, missão, visão e princípios. O resultado do estudo demonstra que os significados compartilhados constroem a cultura e a identidade da organização e são disseminados pelo instrumento de comunicação dirigida auxiliar CD-R , objeto de análise deste trabalho.
Abstract This work presents a case study that analyzed targeted communication aid tools on the business cooperation network Associação Sul Móveis e Eletrodomésticos Redlar. The inductive method was utilized and the main research technique used was content analysis, applied to the documents stored on the CD-R: Social Statute, Code of Ethics, Internal Regiment, Maintenance and Expansion Manual and Visual Identity Manual, given the new associated at the time of entry into the network. After the initial reading of these were identified indices Standard in Communication, Management Practices, Regulatory Behavior and Shared Guidelines, which are in the categories logo, slogan, present activities, operating procedures, duties and obligations, rights, penalties and punishments, relationships, goals, mission, vision and principles. The result of this work shows that the shared meanings defined the culture and the identity of the organization and are disseminated by means of the targeted communication aid CD-R analyzed in this work.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/17954
Arquivos Descrição Formato
000725707.pdf (720.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000725707-02.pdf (104.1Kb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000725707-03.pdf (308.4Kb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000725707-04.pdf (1.927Mb) Anexos Adobe PDF Visualizar/abrir
000725707.zip (3.017Mb) Trabalho completo zipado Arquivo ZIP Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.