Repositório Digital

A- A A+

Tutor inteligente para a programação em lógica : idealização, projecto e desenvolvimento

.

Tutor inteligente para a programação em lógica : idealização, projecto e desenvolvimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tutor inteligente para a programação em lógica : idealização, projecto e desenvolvimento
Autor Vicari, Rosa Maria
Orientador Coelho, Helder Manuel Ferreira
Data 1989
Nível Doutorado
Instituição Universidade de Coimbra. Faculdade de Ciencias e Tecnologia.
Assunto Inteligência artificial
Tutores inteligentes
Resumo Este trabalho de investigação situa-se na área dos Tutores Inteligentes ("Intelligent Tutor"), para o ensino da Programação em lógica, envolvendo figuras de programação (decisão, repetição recursão) e estruturas de representação da informação. 0 Tutor- Prolog ensina um subconjunto da linguagem de programação Prolog através da geração automática de exemplos organizados em níveis de complexidade dentro de um contexto instrucional. Estes exemplos são apresentados simultaneamente em Português e em Prolog. O ensino de figuras básicas da programação é introduzido atrav6s de exercícios orientados pelo Tutor-Prolog. 0 mesmo ocorre na introdução das estruturas para a representação da informação (listas, Arvores e enquadramentos). Todo o processo de ensino 6 conduzido pelo Tutor-Prolog, com base no modelo do aluno no modelo da interação. Portanto, os métodos utilizados são a ensino por indução (tutorial) e por tentativa e erro (depuração). O modelo de ensino é suportado por conhecimentos e por hip6teses que representam o conhecimento que o aluno possuía ou adquiriu através do tutorial. Tutor-Prolog aprende através de modelos (do aluno e da interação) resultantes da aplicação de hip6teses geradas com base no conhecimento existente a cada momento. Em grande parte dos casos as hipóteses são) utilizadas conjuntamente com exemplos. A capacidade de aprendizagem do Tutor 6 limitada a determinadas áreas de sua intervenção, com p a seleção das estratégias de ensino (ao nível do tutorial), os programas que o aluno escreve (ao nível da depuração) e o vocabulário e a sintaxe que utiliza para as consultas (ao nível da interface em língua natural escrita (WEN 87]). 0 presente trabalho apoiou-se em experimentação pratica realizada com alunos do ensino secundário de ma escola de Lisboa, tendo o Tutor-Prolog resultado de diversas observações feitas com os três protótipos desenvolvidos.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/17971
Arquivos Descrição Formato
000031255.pdf (28.92Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.