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dc.contributor.advisorNedel, Luciana Porcherpt_BR
dc.contributor.authorRachevsky, Douglas Cavallipt_BR
dc.date.accessioned2018-06-26T02:31:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179741pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como base a criação e avaliação de um jogo de realidade virtual (RV), cujos resultados poderão auxiliar os desenvolvedores e pesquisadores da área de jogos na criação de diretrizes para melhorar experiências em RV. Para isso, foram estudadas tecnologias atuais e a literatura sobre realidade virtual, principalmente na área de jogos digitais. Foram mapeados e categorizados alguns dos jogos que utilizam realidade virtual e conceitos importantes encontrados foram apresentados, como presença e imersão. A partir da pesquisa, foi projetado um jogo de realidade virtual para avaliar a sensação de presença, o desempenho, o grau de diversão e de conforto dos jogadores nesse tipo de jogo. Posteriormente, foram feitos experimentos em diferentes condições de visualização e interação. Coletaram-se dados de 16 participantes a partir da aplicação de questionários e de medidas fisiológicas. Os resultados indicam que jogos em RV necessitam de interação mais natural e intuitiva possível para aumentar a sensação de presença, já que as pessoas se divertem mais em um jogo quando se sentem presentes. Jogadores com baixa experiência em jogos de desktop obtiveram melhor desempenho na versão em RV. Esses resultados sugerem que a interação natural oferecida pelo RV traz facilidade de aprendizado para leigos e consequente diversão.pt_BR
dc.description.abstractThis work is based on the creation and evaluation of a virtual reality game (VR), whose results may help game developers and researchers in creating guidelines for improving VR experiences. For this, we studied current technologies and the literature on virtual reality, especially in the area of digital games. We have mapped and categorized some of the games that use virtual reality and found important concepts such as presence and immersion. From the research, a virtual reality game was designed to assess the players’ sense of presence, performance, degree of fun and comfort in this type of game. Subsequently, experiments were performed under different visualization and interaction conditions. Data were collected from 16 participants from the application of questionnaires and physiological measures. The results indicate that RV games require the most natural and intuitive interaction possible to increase the sense of presence, since people have more fun in a game when they feel present. Players with low desktop gaming experience have performed better in the RV version. These results suggest that the natural interaction offered by the RV brings learning ease to lay people and consequent fun.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual realityen
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectImmersionen
dc.subjectPresenceen
dc.subjectDigital gamesen
dc.titlePresença, usabilidade, diversão e conforto em jogos de realidade virtual : um estudo com usuáriospt_BR
dc.title.alternativePresence, usability, fun and comfort in virtual reality games: a study with users en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Vinicius Costa dept_BR
dc.identifier.nrb001065122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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