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Estratégia financeira no agronegócio : uma análise das alternativas de comercialização baseadas em derivativos

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Estratégia financeira no agronegócio : uma análise das alternativas de comercialização baseadas em derivativos

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Título Estratégia financeira no agronegócio : uma análise das alternativas de comercialização baseadas em derivativos
Autor Alves, José Mauro Tanner de Lima
Orientador Zdanowicz, Jose Eduardo
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Agronegócios
Comercialização agrícola
Estratégia : Finanças
Mercado de opções
Mercado futuro
[en] Agricultural commercialization
[en] Derivative
[en] Futures market and options market
Resumo O presente trabalho apresenta diferentes estratégias de comercialização para a soja, baseadas no uso de derivativos. A produção agropecuária é o elo mais fraco dentro de uma cadeia produtiva, geralmente, o que menos agrega valor, ficando sujeito ao maior poder de barganha, tanto dos seus fornecedores de máquinas e insumos como dos distribuidores e agroindústrias, para quem vende a produção. As características de sazonalidade, perecibilidade e especificidade de ativos, entre outras, impõem restrições às relações do produtor rural com os demais elos da cadeia produtiva, enfraquecendo seu poder de negociação na compra de insumos e venda da produção. A comercialização da produção agrícola utilizando diferentes combinações de contratos futuros ou contratos de opções permite ao produtor proteger-se da incerteza quanto ao resultado econômico de sua atividade, garantindo a cobertura dos custos de produção e permitindo ao produtor melhores condições de negociação, inclusive quanto à manutenção das relações de troca de seu produto com os insumos dos quais necessita.
Abstract This paper presents different strategies of commercialization for the soy beans, based in the use of derivatives. Farming is the weakest link inside a agribusiness chain, usually, that who less aggregates value, subject to the negotiation power of his machines and inputs suppliers, as of the tradings and food industries, for who sells the harvest. The seasonal prodution, fragile harvests and specificity of assets, between other, are characteristics those restricts the farmer’s power on trading relations with the other links of the agribusiness chain, reducing his power of negotiation in the supllying and harvest’s trading. The commercialization of the agricultural goods utilizing different combinations of future and options contracts allows the farmer to protect itself of the vagueness of price as regards the economic result of his activity, guaranteeing the cover of the costs of farming and permitting better negotiation conditions to the producer, including as regards the maintenance of the relations of change of its product with the supplies of the which needs.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/17994
Arquivos Descrição Formato
000653043.pdf (227.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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