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dc.contributor.authorSoares, Débora da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBorba, Marcelo de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-05T02:25:18Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1981-1322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180092pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem matemática enquanto estratégia pedagógica. Nesse sentido, procuramos identificar que questões foram tematizadas em suas pesquisas sobre o tema. Elaboramos uma árvore genealógica desses trabalhos, tomando como ponto de partida aqueles apresentados em Malheiros e Franchi (2013), os quais se referem às pesquisas de mestrado e/ou doutorado, desenvolvidas por esses autores, enquanto estudantes do grupo. Expandimos a árvore genealógica considerando as pesquisas desenvolvidas por esses mesmos autores, porém enquanto professores/pesquisadores/orientadores em universidades do país e do exterior. Nossa análise indicou uma continuidade na variedade de temas abordados pelas pesquisas, assim como a presença de tecnologias nesses estudos. Nesse último caso, identificamos alguns papéis possíveis para as tecnologias no desenvolvimento de projetos de modelagem.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we analyze the paths followed by professors/researchers, former students of the research group GPIMEM, in the development of research about mathematical modeling as a pedagogical approach. We sought to identify the questions discussed by these researchers in their studies. We developed a family tree of these studies, using as a starting point those presented in Malheiros and Franchi (2013), which refers to masters and/or doctoral research developed by the authors included in the analysis. We expanded this family tree considering the studies developed by these same authors as professors/researchers/advisors in universities of Brazil and abroad. Our analysis suggests continuity in the diversity of themes addressed by the studies, as well as the presence of technologies. In this last case, we identified some possible roles of technology in the development of modeling projects.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevemat : revista eletrônica de educação matemática [recurso eletrônico]. Florianópolis. Vol. 9, Edição Temática (jun. 2014), p. 74-99.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectMathematical modellingen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectTechnologiesen
dc.titleOs caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógicapt_BR
dc.title.alternativeThe routes of modelling in “after-GPIMEM” : developing a family treeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000934046pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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