Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.contributor.authorHauck, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2010-01-05T04:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18018pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado com o intuito de gerar conhecimento sobre a prática da ferramenta Gerenciamento por Categorias (GC) através da implantação do projeto “Universo Feminino”, desenvolvido pela Procter & Gamble para a categoria de absorventes, em duas lojas da rede direta de farmácias Maxxi Econômica. Como uma das práticas do ECR (Reposta Eficiente ao Consumidor), o GC surge no início da década de 90 representando um esforço conjunto entre indústria e varejo para identificar oportunidades de melhores práticas comerciais em resposta ao movimento de intensificação da concorrência e de elevação dos padrões de competitividade no mercado. O uso desta ferramenta pode proporcionar uma adequada combinação de produtos, redução de custos e aumento da rentabilidade das categorias, bem como uma visão mais completa sobre o perfil e os hábitos de compra dos consumidores. Entretanto, existe ainda uma falta de conhecimento a respeito desta prática por parte de empresas varejistas e nas instituições de ensino superior em geral, o que justifica a realização deste estudo. Através de pesquisa experimental e qualitativa, foi possível concluir que o projeto de GC “Universo Feminino” foi eficaz na construção de melhores resultados de vendas e de aumento da satisfação dos consumidores. Os principais resultados obtidos foram: aumento do faturamento da categoria de absorventes de 18,3% na média; migração da venda de produtos de menor desempenho e valor agregado para os de maior (trade-up); e melhoria da percepção da experiência de compra por parte do shopper.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a implantação da ferramenta gerenciamento por categorias no varejo de farmáciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000653138pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2008pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples