Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorEsswein, Andressapt_BR
dc.date.accessioned2018-07-07T03:20:45Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180225pt_BR
dc.description.abstractOs blogs educacionais (edublogs) são usados há cerca de uma década e permitem a interação de ideias entre os estudantes, porém, há carência bibliográfica sobre a aceitação discente acerca do desenvolvimento de edublogs no ensino de Química. O objetivo desta pesquisa de caráter qualitativo foi analisar a opinião discente acerca do uso de edublogs como ferramenta tecnológica digital de informação e comunicação (TDIC) no ensino de Química. A presente dissertação apresenta o desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos mediante três artigos compilados que demonstram: a opinião docente (1), a opinião discente analisada através da Análise Textual Discursiva (ATD) (2) e a opinião discente analisada através de metodologia quantitativa (3). A atividade foi elaborada para um público de 320 estudantes da 2ª série do Ensino Médio e realizada em uma escola privada em Porto Alegre durante todo o ano letivo de 2016. O objetivo principal foi estimular a criatividade e a criticidade socioambiental discente. Para isso, propôs-se aos estudantes desenvolverem edublogs contextualizando o conteúdo de Química Orgânica com problemas socioambientais atualmente existentes. Os estudantes foram orientados e mediados desde a criação até a finalização dos edublogs. No final do ano letivo, oito postagens temáticas haviam sido realizadas e a avaliação ocorreu de forma processual, ou seja, ao longo de cada postagem e em etapas. Ao final do ano letivo os estudantes responderam a questionários com perguntas abertas e fechadas e os dados coletados foram compilados e submetidos à metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) – respostas abertas – e à metodologia quantitativa através de gráficos de setores – respostas fechadas. Os resultados indicaram a relevância da atividade no estímulo à reflexão crítica acerca de problemas socioambientais. Ademais, o uso dessa ferramenta tecnológica foi amplamente aceito pelos estudantes, os quais puderam aprimorar competências (tomar decisões, resolver problemas, liderar, saber ser eficaz) e habilidades (planejar, executar, analisar, saber ser eficiente). Tais habilidades e competências suscitaram apreciáveis mudanças nos estudantes enquanto cidadãos críticos em formação.pt_BR
dc.description.abstractThe educational blogs (edublogs) are used over a decade and allow the interaction of ideas between students however, there is a lack of bibliography about student acceptance on the development of edublogs in the Chemistry teaching. The objective of this qualitative research was to analyze the student opinion about the use of edublogs as a technological tool of information and communication (TIC) in the Chemistry teaching. The present dissertation presents the research development and the results obtained through three compiled articles that demonstrate: the teacher opinion (1), student opinion analyzed through Discursive Textual Analysis (2) student opinion analyzed through sectors graphs (3). The activity was elaborated for a public of 320 students of the second grade of High School and held in a private school in Porto Alegre throughout the school year of 2016. The main objective was to stimulate the creativity and socio-environmental critical sense of the student. For this, it has been proposed to the students the development of edublogs contextualizing the content of Organic Chemistry with currently existing socio-environmental problems. The students were oriented and mediated from the creation to the finalization of edublogs. At the end of the school year, eight thematic posts had been held and the evaluation occurred in a procedural way, that is, throughout each post and in stages. At the end of the school year, the students answered the questionnaires with open and closed questions and the collected data were compiled and submitted to the methodology of Discursive Textual Analysis (ATD). The results indicated the relevance of the activity in stimulating the critical reflection on socio-environmental problems. Furthermore, the use of this technological tool was widely accepted by students, who were able to improve skills (take decisions, solve problems, lead, be effective) and abilities (plan, perform, analyze, know how to be efficient). Such skills and abilities have aroused appreciable changes in the students as critical citizens in formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEdublogen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSocio-environmental critical senseen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectBlogpt_BR
dc.titleO desenvolvimento de Edublogs como ferramenta de conscientização socioambiental no ensino de químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001069456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples