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Marketing de relacionamento no setor bancário : a importância do relacionamento de longo prazo para clientes investidores

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Marketing de relacionamento no setor bancário : a importância do relacionamento de longo prazo para clientes investidores

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Título Marketing de relacionamento no setor bancário : a importância do relacionamento de longo prazo para clientes investidores
Autor Oliveira, Mariel Poli Vidal de
Orientador Slongo, Luiz Antonio
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Cliente : Fidelidade
Marketing bancario
Marketing de relacionamento
Marketing de serviços
Serviço ao cliente
Resumo O marketing de relacionamento é considerado na atualidade uma ferramenta fundamental para a permanência e desenvolvimento de uma organização. Estimuladas pela crescente concorrência e desenvolvimento tecnológico, as ações de marketing de relacionamento visam estreitar a ligação entre empresa e cliente. Buscam sua fidelidade e conseqüente rentabilidade a partir de uma série de negociações com um único cliente ao longo do tempo. Os investimentos em marketing de relacionamento só podem ser justificados caso a empresa conquiste seus objetivos e se aproprie de benefícios que essas ações podem trazer. Nesse contexto, este estudo enfoca a avaliação de vantagens que uma campanha de marketing de relacionamento pode proporcionar a uma organização, voltando-se para o relacionamento que o Banco Citibank possui com seus clientes investidores. O tema é tratado com base em uma revisão teórica que trabalha os fundamentos do marketing de relacionamento, especialmente para o consumidor final, os benefícios esperados de suas ações e as práticas a serem trabalhadas. É desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, utilizando o método de entrevistas em profundidade com clientes do segmento investidor, por apresentar grande prática na aplicação do marketing de relacionamento. Busca-se analisar a viabilidade e condições para o desenvolvimento do marketing de relacionamento com clientes deste segmento, assim como saber qual a percepção e atitude dos clientes deste segmento quanto à importância de manter um relacionamento estreito com seus gerentes e com o banco. O trabalho é finalizado com a análise das variáveis mais citadas por esses clientes e posterior sugestão de ações para aplicação e desenvolvimento do marketing de relacionamento na organização futuramente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18024
Arquivos Descrição Formato
000653160.pdf (385.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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