Repositório Digital

A- A A+

Os fatores que influenciam o processo de compra e consumo de chocolate

.

Os fatores que influenciam o processo de compra e consumo de chocolate

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os fatores que influenciam o processo de compra e consumo de chocolate
Autor Vieira, Aline Colombo de Deus
Orientador Muller Neto, Hugo Fridolino
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Chocolate
Comportamento do consumidor
Decisão de compra
Marketing
Resumo A pesquisa elaborada foi motivada pelo crescente consumo de chocolate na alimentação dos brasileiros. Investigações desenvolvidas na área médica indicam que o chocolate figura como um alimento benéfico à saúde, se consumido em pequenas quantidades. A partir da análise do cenário apresentado pelo produto, chocolate, e pelo mercado brasileiro, a problemática deste trabalho foi pensada em questionar quais os fatores que influenciam o processo e a decisão de compra de chocolates. Para atender à situação problemática estabelecida, foram identificados, através do objetivo geral da pesquisa, os aspectos que influenciam a compra de chocolates, com base nas motivações que incitam sua obtenção, nas percepções dos consumidores sobre marcas, tipos e com base nos elementos do processo decisório da compra do produto. Na elaboração da preparação da pesquisa, recorreuse a autores nacionais e internacionais para aprofundar os conceitos que norteiam o assunto, isto é, a respeito de como os consumidores se comportam e como a decisão da compra é caracterizada. Entre os quais aborda-se os fatores psicológicos para a compra de chocolates, como a percepção, a motivação e as atitudes, e os elementos do processo de decisão de compras. Para a elaboração da coleta de dados procedeu-se com a pesquisa qualitativa, utilizando como forma de coleta de dados as entrevistas semi-estruturadas. Na fase de análise dos dados procedeu-se, através da análise de conteúdo, o exame de cada uma das entrevistas. Assim, foi possível identificar quais são os principais fatores que determinam o consumo de chocolate, bem como as principais motivações e percepções sobre o produto. Por fim, realizam-se propostas para as empresas que fabricam e/ou vendem chocolates.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18039
Arquivos Descrição Formato
000685301.pdf (606.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.