Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBatista, Neusa Chavespt_BR
dc.date.accessioned2018-07-12T02:26:26Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1698-7802pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180411pt_BR
dc.description.abstractNa década de 1980, o Brasil dá início ao processo de redemocratização das instituições públicas, rompendo com um período de 20 anos de ditadura militar. Uma nova Carta Constitucional foi elaborada com a participação ativa de toda a sociedade brasileira organizada em movimentos sociais. No ano de 1988 a Constituição Federal (CF) institui o princípio da gestão democrática do ensino público. Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) propõe a participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares deliberativos com representação de todos os atores escolares – pais/mães, estudantes, funcionários, docentes e direção escolar. Este artigo aborda o princípio da gestão democrática da escola pública a partir da organização de conselhos escolares deliberativos como instâncias de produção de justiça escolar. Com base em legislação pertinente e pesquisa bibliográfica, desenvolve uma argumentação crítica sobre o papel do colegiado escolar frente às ressignificações da gestão da escola pública oriundas de indicações de organismos internacionais para as reformas dos sistemas educacionais capitalistas. Aponta uma perspectiva de justiça escolar embasada em discussões sobre a escola pública como espaço de construção de justiça social. Conclusivamente indica que, no Brasil, a participação paritária da comunidade escolar e local em conselhos escolares é um processo em construção.pt_BR
dc.description.abstractIn the 1980s, Brazil began the process of redemocratization of public institutions, breaking with a period of 20 years of military dictatorship. A new Constitutional Charter was drawn up with the active participation of all Brazilian society organized in social movements. In 1988 the Federal Constitution (CF) established the principle of democratic management of the public education. In 1996 the National Education and Guidelines Law (LDBEN) proposes the participation of the school and local community in deliberative school councils with representation of all the school actors – parents, students, employees, teachers and school leaders. This study discusses the principle of democratic management of public school based on the organization of deliberative School Councils as instances of production of school justice. Based on relevant legislation and literature of the area, the study develops a critical discussion about the role of the board when faced with the new conceptualizations of school management that arise from international organizations for the reform of capitalist education systems. This study also indicates a perspective of school justice that is based on discussions concerning the public school as a space for the construction of social justice. And, finally, the study indicates that, in Brazil, the equal participation of both the school and local communities in School Councils is an ongoing process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofForo de Educación. Salamanca, España. Vol. 16, n. 25 (jul./dez. 2018), p. 207-223pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectSchool councilen
dc.subjectDemocratic managementen
dc.subjectGerencialismopt_BR
dc.subjectParticipationen
dc.subjectManagerialismen
dc.subjectSchool justiceen
dc.titleParticipação em conselhos escolares : da resistência ao gerencialismo rumo à justiça escolarpt_BR
dc.title.alternativeParticipation in school councils : from resisance to managerialism toward school justiceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001070904pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples