Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFonseca, Carlos Venturapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2018-07-13T02:24:39Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2447-6099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180470pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre o curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal localizada no estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar as principais características da estrutura curricular (e sua relação com contexto brasileiro da formação docente) e a visão de professores-formadores quanto ao perfil profissional do egresso. O projeto pedagógico do curso foi utilizado como fonte de informação e os docentes responderam a um questionário contendo questões abertas e fechadas. Os dados obtidos foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a estrutura curricular parece não enfatizar adequadamente os conhecimentos teóricos e práticos sobre os sistemas educacionais, considerada a totalidade da carga horária e das disciplinas analisadas. Apesar de os docentes apontarem que o perfil profissional do professor de Química deve ir além da formação para o domínio do conhecimento específico, estes não parecem perceber as inadequações curriculares constatadas, o que parece sinalizar que a contribuição formativa do curso para o exercício da docência não tenha o alcance desejável..pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study about the Teacher Training Degree in Chemistry of a federal university located in the state of Rio Grande do Sul – Brazil. The purpose is to analyze the main characteristics of the curricular structure (and its relation with the Brazilian context of teacher education) and the view of university professors regarding the professional profile of the egress. The pedagogical project of the course was used as documentary source of information and the teachers answered a questionnaire containing open and closed questions. The data obtained were interpreted through content analysis. The results indicate that the curricular structure does not seem to adequately emphasize the theoretical and practical knowledge about the educational systems considering the total workload and the disciplines analyzed. Although teachers point out that the professional profile of the Chemistry teacher must go beyond the training to the domain of specific knowledge, they do not seem to perceive the curricular inadequacies verified, with a possible signaling that the formative contribution of the course to the teaching exercise does not have the desired reach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Debates em Ensino de Química. Recife : [s. n.], 2017. Vol. 3, nesp 2 (ago. 2017), p. 231-249pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPerfilpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectProfessional profileen
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleFormação docente em química : estudo de caso envolvendo um curso universitáriopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001065768pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples