Repositório Digital

A- A A+

Necessidades de recrutamento e seleção de mão-de-obra qualificada no ramo hoteleiro em Cabo Verde

.

Necessidades de recrutamento e seleção de mão-de-obra qualificada no ramo hoteleiro em Cabo Verde

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Necessidades de recrutamento e seleção de mão-de-obra qualificada no ramo hoteleiro em Cabo Verde
Autor Lopes, Bruna Patrícia Delgado Gomes
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Recursos Humanos.
Assunto Gestão de pessoas
Recrutamento de pessoal
Recursos humanos
Resumo O presente trabalho surge com o intuito de apresentar as reais necessidades de Recrutamento e Seleção de mão-de-obra qualificada no ramo hoteleiro em Cabo Verde. Isto porque face a atual tendência de expansão, é urgente a adoção de novas estratégias de desenvolvimento e melhorias das principais lacunas que Cabo Verde apresenta no que diz respeito a satisfação de todas as necessidades que nascem a partir do momento que recebe os turistas. O trabalho tem por objetivo apresentar como se encontra a área de R/S e identificar algumas propostas para a melhoria da área de RH mais precisamente a área de recrutamento e seleção dentro das redes hoteleiras. O estudo foi realizado em seis hotéis nas várias ilhas mais precisamente nas ilhas onde predomina o turismo (Sal, São Vicente, Boavista, Praia). Foram coletadas informações através de questionários (perguntas fechadas e abertas), que foram enviados aos hotéis que se disponibilizaram dos 29 contatados. Os dados foram analisados através da técnica de análise interpretativa. Os resultados mostraram que não existe muita mãode- obra qualifica, que existe em poucos hotéis um departamento de RH, que os próprios Diretores Gerais é que tratam dessa área, que não existem profissionais na área de RH e apesar de que o objeto de estudo foi pequeno pode se constatar que a área de R/S e uma área com muitas deficiências, existe muito a ser feito. Os hotéis pesquisados mostraram que ainda têm um longo caminho a trilhar no que tange a adoção de praticas de R/S permitindo a estes estarem adequados a satisfação da demanda turística.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18097
Arquivos Descrição Formato
000686577.pdf (4.069Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.