Repositório Digital

A- A A+

A gestão de pessoas na construção da gestão socioambiental : papéis e processos usados numa empresa petrolífera

.

A gestão de pessoas na construção da gestão socioambiental : papéis e processos usados numa empresa petrolífera

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão de pessoas na construção da gestão socioambiental : papéis e processos usados numa empresa petrolífera
Autor Rossato, Fernanda Ottonelli
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Recursos Humanos.
Assunto Gestão de pessoas
Gestão de processos
Gestão socioambiental
Recursos humanos
Resumo A responsabilidade socioambiental corporativa tornou-se um tema imprescindível na agenda dos empresários que buscam a competitividade e sustentabilidade do seu negócio. Para isso, emerge um movimento não só do meio organizacional, mas também envolvendo governo, sociedade, indivíduo, entre outros, com a “vida” das pessoas e do ambiente. Atrelado a isso, constata-se que empresas vêm desenvolvendo e implementando políticas, processos e práticas ligados ao tema e que os gestores organizacionais possuem um papel fundamental nessa construção. Assim, buscou-se investigar a contribuição destes gestores de pessoas, seus papéis e processos, para o desenvolvimento socioambiental. A empresa pesquisada atua no setor petrolífero e tem implementado ações sociais e ecológicas. Evidencia-se que a literatura atrelada à contribuição dos gestores de pessoas à gestão socioambiental ainda é escassa, apesar de ser fundamental para a conquista de uma efetiva estratégia organizacional. Nesse sentido, o presente estudo buscou abordar grandes temas da literatura de gestão de pessoas, como os papéis de Ulrich (1998) e os processos de Dutra (2002), bem como uma revisão teórica de gestão socioambiental, para assim identificar a contribuição destes gestores à responsabilidade socioambiental. Para tanto, realizou-se um estudo de caso único de caráter exploratório e descritivo, que possibilitou identificar o entendimento dos pesquisados sobre o conceito de responsabilidade socioambiental. Também foi possível caracterizar os principais projetos socioambientais, identificar políticas, processos e práticas de gestão de pessoas que contribuem com a gestão socioambiental da empresa e, por fim, ressaltar os desafios e potencialidades dos gestores na construção da sustentabilidade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18099
Arquivos Descrição Formato
000686582.pdf (1.095Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.