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Responsabilidade sócio-ambiental em pequenas empresas de serviços

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Responsabilidade sócio-ambiental em pequenas empresas de serviços

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Título Responsabilidade sócio-ambiental em pequenas empresas de serviços
Autor Bossle, Marilia Bonzanini
Orientador Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Finanças.
Assunto Empresas de servicos
Finanças
Pequenas e medias empresas
Responsabilidade ambiental
Responsabilidade social
Resumo As questões ambientais são uma prioridade no mundo moderno de negócios. Organizações de todos os tipos, tanto do setor público como do privado estão buscando ferramentas para gerir o impacto ambiental de suas atividades. Desse modo, a pesquisa buscou saber como a Responsabilidade Socioambiental está sendo trabalhada em empresas de pequeno porte de serviços, em escritórios de advocacia e se há benefícios econômicos e outros ganhos empresariais com a adoção de melhores práticas socioambientais e com a adoção de Sistemas de Gestão Ambiental. Assim, buscou associações entre uma postura socioambientalmente mais responsável e a melhoria da qualidade ambiental dos seus serviços, melhoria da imagem institucional e novas e melhores oportunidades de negócios. Este estudo de caso foi realizado em dois escritórios de advocacia e, através de questionários, email e telefone, chegou-se às informações e resultados. De acordo com a pesquisa, foi observado que essas organizações já estão colocando nas suas pautas a questão ambiental. Já está incluída nas perspectivas de análise do planejamento estratégico de uma organização e a outra está prestes a inseri-la. Quanto aos benefícios econômicos e novas oportunidades de negócio, se destacam as economias geradas pela maior eficiência dos processos e menor desperdício de materiais. Além disso, com a adoção de uma certificação ou de um reconhecido Sistema de Gestão Ambiental ainda poderiam conquistar novos mercados. Sem contar com os ganhos que poderiam obter com a melhoria da imagem institucional e o reconhecimento como uma empresa de excelente reputação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18115
Arquivos Descrição Formato
000686684.pdf (502.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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