Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento de competências : visão dos gestores de agências do Banco do Brasil S/A a respeito de suas equipes

.

Desenvolvimento de competências : visão dos gestores de agências do Banco do Brasil S/A a respeito de suas equipes

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento de competências : visão dos gestores de agências do Banco do Brasil S/A a respeito de suas equipes
Autor Utzig, Mônica Giesch
Orientador Ruas, Roberto Lima
Data 2008
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração: Área Recursos Humanos.
Assunto Desenvolvimento
Gestão de pessoas
Gestão por competências
Recursos humanos
Resumo O principal objetivo deste estudo foi analisar a questão do exercício de competências no Banco do Brasil, com base na visão dos gestores das agências pertencentes à Gerência de Varejo (GEREV) Novo Hamburgo e tomando por período inicial o mês de julho/2007, início do semestre posterior à implantação das ações estruturantes . O método aplicado nesta pesquisa foi a pesquisa descritiva, com aplicação de um questionário junto à população pesquisada. Com base nas 10 competências fundamentais e nas 5 competências gerenciais relacionadas pelo Banco do Brasil, o questionário continha afirmações com as quais os gestores deveriam informar seu grau de concordância, discordância ou indiferença. Partindo dos resultados tabulados, comparou-se a visão dos gestores com os resultados apresentados por suas agências, a fim de vincular os resultados com o exercício ou não das competências dentro das agências. Vale ressaltar que os dados coletados e os resultados obtidos são representativos apenas para a região de Novo Hamburgo, de forma que torna-se inviável generalizalos e usá-los para toda a organização. Na análise ficou evidente que a percepção dos gestores das agências não condiz com os resultados apresentados por suas equipes. Os gestores avaliam que suas equipes melhoraram de julho/2007 até hoje, porém na maioria das agências houve variação negativa nos resultados de produtividade por funcionário. Foi possível, ainda, sugerir questões para estudos futuros, na tentativa de detectar o núcleo do problema e buscar soluções que sejam necesárias.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18132
Arquivos Descrição Formato
000686819.pdf (322.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.