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dc.contributor.advisorFerreira, Ney Franciscopt_BR
dc.contributor.authorGraff, Jonas dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2018-08-24T02:29:05Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181342pt_BR
dc.description.abstractPrever o comportamento de lubrificantes minerais e sintéticos frente a determinadas condições de trabalho é um assunto pouco abordado na literatura e os procedimentos de ensaios convencionais para lubrificantes demandam um certo investimento e tempo. O objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento do atrito e do desgaste nos ensaios realizados em tribômetro pino sobre disco com lubrificantes minerais, sintéticos poli-alfa-olefínicos e sintéticos poliglicois utilizando parâmetros com o objetivo de simular as condições de operação de um redutor de engrenagens. Foram levantadas as curvas para o coeficiente de atrito de cada lubrificante e as superfícies dos discos ensaiados foram analisadas através de imagens microscópicas. Os valores encontrados para os coeficientes de atrito se aproximam aos apresentados na bibliografia e obtidos através de ensaios mais longos e caros. Os óleos sintéticos em comparação aos minerais se mostraram mais eficientes ao apresentarem menor coeficiente de atrito.pt
dc.description.abstractPredicting the behavior of mineral and synthetic lubricants in relation to certain working conditions is a subject little discussed in the literature and conventional lubricant test procedures require a certain investment and time. The objective of this work is to evaluate the behavior of friction and wear in the tests carried out in pin-on-disc tribometer with mineral lubricants, synthetics poly-alpha-olefinics and synthetisc polyglycols with defined parameters in order to simulate the operating conditions of a gearbox. The curves for the coefficient of friction of each lubricant were generated and the surfaces of the tested discs were analyzed by microscope images. The values obtained for the coefficients of friction approximate those presented in the literature and obtained through longer and more expensive tests. The synthetic oils in comparison to the minerals showed to be more efficient when presenting lower coefficient of friction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFrictionen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectGearboxen
dc.subjectPin on disken
dc.subjectLubricationen
dc.titleAnálise de performance tribológica de lubrificantes aplicados a um redutor de engrenagenspt_BR
dc.title.alternativeTribological performance analysis of lubricants applied to a gearbox en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001073492pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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