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Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre

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Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre

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Título Principais motivos para a não utilização do serviço de Internet Banking por potenciais usuários na cidade de Porto Alegre
Autor Bruel, Bruno Closs
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Assunto Automação bancária
Comportamento do consumidor
Internet
Negócio eletrônico
Serviços de informação
Resumo Com a demanda crescente da sociedade atual por tempo livre e o avanço da tecnologia, especialmente com o advento da internet, serviços necessários que demandam considerável tempo de execução têm surgido sob novas formas, mais práticas e convenientes. O internet banking é um deles, e se tem observado sua adoção crescer significativamente no Brasil. No entanto, apesar dos benefícios, parte da população se mostra resistente ao seu uso. O presente estudo se propõe a analisar, através de entrevistas em profundidade com potenciais usuários de internet banking em Porto Alegre que não utilizam este serviço, quais os principais motivos para esta decisão. Procurou-se levar em consideração, além dos fatores iniciais mencionados pelos entrevistados, diversos outros fatores possivelmente relacionados que foram também abordados nas entrevistas. Foi concluído que, dentre os entrevistados, houveram motivos diversos para esta resistência; porém, alguns deles se destacaram: pouca familiaridade com a funcionalidade da internet, falta de informações a respeito do internet banking, falta de informações a respeito das ameaças de segurança que cercam este serviço e falta de medidas preventivas suficientes por parte dos usuários. Outros fatores também se mostraram presentes, como aversão pessoal a riscos e falta de interesse no assunto. Os fatores desconfiança nos bancos e prontidão para a adoção de tecnologia não se mostraram relevantes dentro da amostra estudada. Por fim, verificou-se que a percepção da amostra é de que o internet banking possui diversos benefícios, mas que os bancos não procuram estimular seu uso, nem são eficientes no fornecimento de informações a respeito. Sugeriu-se, então, que os bancos invistam nestes aspectos, uma vez que o aumento do uso desta plataforma é de seu interesse.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18141
Arquivos Descrição Formato
000712651.pdf (746.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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