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Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática

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Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática

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Título Construção de objetos digitais em flash para aprendizagem de conceitos de matemática
Autor Santos, Pedro Moiano Escobar dos
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino da matematica
Informática na educação
Software educacional
[en] Informatics
[en] Mathematic
[en] Papert
[en] Project
[en] Workshop
Resumo Nos dias de hoje, conhecimentos na área de informática são extremamente importantes. Além disso, as novas tecnologias estão cada vez mais acessíveis à população e aumentam as possibilidades de sua utilização no ambiente educacional. Neste sentido, esta pesquisa busca trabalhar noções básicas do software Adobe Flash com alunos do Ensino Fundamental, mais especificamente alunos de 5ª e 6ª séries, e via suas construções trabalhar conceitos de matemática. Para nortear o trabalho, foi desenvolvida uma oficina de capacitação no software, com atividades que exploram conceitos de matemática. A pesquisa está dividida em descrição e justificativa do tema, fundamentação teórica, aplicação da oficina elaborada, análise dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos para a validação da proposta de trabalho. Para a fundamentação teórica utilizaremos como base, os estudos de Saymour Papert. Com relação às conclusões da experimentação da proposta, podemos afirmar que os resultados foram bastante positivos, mostrando que o software atuou de forma significativa para a compreensão e visualização de conceitos matemáticos.
Abstract Nowadays, knowledge in the computer science area is extremely important. Moreover, the new accessible technologies are each time to the population and increase the possibilities of its use in the educational environment. In this direction, this research wants to work basic slight knowledge of software Adobe Flash with pupils of Secondary School, more specifically pupils of 5ª and 6ª series, and saw its constructions to work mathematics concepts. To guide the work, a workshop of qualification in software was developed, with activities that explore mathematics concepts. The research is divided in description and justification of the subject, theoretical recital, application of the elaborated workshop, analysis of the works developed for the pupils for the validation of the work proposal. For the theoretical recital we will use as base, the studies of Saymour Papert. With regard to the conclusions of the experimentation of the proposal, we can affirm that the results had been sufficiently positive, showing that software acted of significant form for the understanding and visualization of mathematical concepts.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18210
Arquivos Descrição Formato
000727991.pdf (1.257Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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