Repositório Digital

A- A A+

Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais

.

Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uso da calculadora na sala de aula : ensino das potências reais
Autor Magro, Juliana Zys
Orientador Garcia, Vera Clotilde Vanzetto
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino da matematica
Potenciação : 1. grau
Resumo Este trabalho parte da questão: por que a função real de uma variável real y = ax, só é definida se a > 0 e a ≠ 1? Para respondê-la analisa e questiona resultados obtidos na calculadora. O texto trata do uso da calculadora na escola e do ensino da operação de potenciação. Traz o estudo a respeito do potencial da calculadora como recurso didático e do ensino da operação de potenciação, como é desenvolvido na escola, a partir dos livros didáticos, desde o nível fundamental até o médio, partindo dos números naturais até chegar à função exponencial real de variável real y = ax, com a > 0 e a ≠ 1. São analisados exemplos não dados, que poderiam ser explorados com auxílio da calculadora e a lógica desta máquina no cálculo de valores de potências reais. Por fim, o texto resume a matemática da função exponencial, em nível superior. O trabalho também inclui atividade desenvolvida em sala de aula, no nível médio, com a utilização da calculadora.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18215
Arquivos Descrição Formato
000728033.pdf (892.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.