Repositório Digital

A- A A+

Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico

.

Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Construindo FRAC-SOMA 235, e conhecimento, no ensino básico
Autor Pereira, Maria Carolina
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino-aprendizagem
Formação de professores : Ensino da matemática : Licenciatura da matemática : Pesquisa
Frações
Resumo A utilização de materiais manipulativos tem apresentado contribuições no ensino-aprendizagem de matemática. Por este motivo associou-se esta prática, a partir do material FRAC-SOMA 235 da autoria de R. R. Baldino, ao ensino de frações durante o ensino básico. A escolha do tema frações foi impulsionada pelas diversas experiências com alunos que mesmo já tendo estudado os racionais em sua forma fracionária, ainda encontram dificuldades na resolução de exercícios com estes números. Foi realizada uma prática de 20 horas com estudantes da 5ª série de uma Escola pública de Porto Alegre, onde os alunos puderam construir uma reprodução do material FRAC-SOMA 235, e após, utilizá-lo em seus estudos. Juntamente à prática do projeto, professoras das séries iniciais foram convidadas a participarem de um curso de formação, onde este, e outros materiais foram apresentados, no intuito de que utilizem materiais concretos em suas aulas, como auxiliares na aprendizagem do estudante.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18217
Arquivos Descrição Formato
000728043.pdf (2.518Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.