Repositório Digital

A- A A+

Formação profissional para promover a aprendizagem de matemática de estudantes surdos

.

Formação profissional para promover a aprendizagem de matemática de estudantes surdos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Formação profissional para promover a aprendizagem de matemática de estudantes surdos
Autor Carpin, Tamiris Duarte
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educação especial
Ensino de matematica
Formação de professores
[en] Deaf education
[en] Degree in mathematics
[en] LIBRAS
Resumo Neste trabalho apresento os resultados obtidos de um estudo de caso feito com estudantes de uma escola de surdos, analisando a formação oferecida pela Universidade, dentro do curso de Licenciatura em Matemática. A partir de um estudo de caso, identificamos evidências relativas às diferenças e dificuldades no ensino de Matemática para surdos durante a realização da prática pela disciplina de Estágio em Educação Matemática II, no semestre de 2009/1. Concluímos este trabalho destacando que a Universidade proporciona espaço para reflexão nas disciplinas cujas temáticas tratam de Educação Especial, despertando o interesse e possibilitando a pesquisa do licenciando inserido em ambientes de estudantes surdos. A partir da vivência descrita nesse texto, apontamos sugestões, em termos do plano de ensino dessas disciplinas, com o objetivo de contribuir para a formação de professores de Matemática que venham a lecionar aulas para estudantes surdos.
Abstract In this work I present the results of a case study made with students at a deaf school, analyzing the training offered by the University within the Degree in Mathematics. From a case study, we identified evidences on the differences and difficulties in teaching mathematics to deaf students during the discipline of Practice in Mathematical Education II, in the first half of 2009. We conclude this work by pointing out that the University provides space for reflection in the disciplines which deal with themes of Special Education, arousing interest and allowing the research of licensing when embedded in environments of deaf students. With the experiences described in this text, we point out suggestions in terms of the syllabus of these subjects in order to contribute to the formation of mathematics teachers who will teach classes for deaf students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18222
Arquivos Descrição Formato
000728090.pdf (164.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.