Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Guilherme Nogueira dapt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:41Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18223pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de caracterizar o origami como possível ferramenta para utilização em sala de aula. Com este objetivo em mente, foi produzido um material para servir de base para nossas práticas analisadas, uma desenvolvida com professores, a fim de verificar a aceitação por parte dos mesmos do uso do material em sala de aula, e uma desenvolvida diretamente com o aluno, buscando comprovações quanto a possibilidade de desenvolvimento de atividades relacionadas a geometria com o auxilio do origami. Posteriormente, nosso objetivo passou a ser disponibilizar o material produzido para o presente trabalho a fim de que o mesmo seja utilizado por profissionais da Educação. Consta, no presente texto, um panorama histórico da Geometria, campo conceitual matemático no qual foi constatada uma maior concentração de relações entre Matemática e a arte de dobrar papel. Nesta perspectiva de correspondência, foram pontuados aspectos sobre as construções com régua e compasso como meio de visualização de conceitos geométricos e suas relações com as construções realizáveis via dobraduras. Também são abordados aspectos da história da arte do origami e das suas representações (sistemas de diagramação) utilizadas na literatura corrente sobre o assunto.pt_BR
dc.description.abstractThe work presented here aims to show origami as a possible tool for Mathematics classes. With this objective in mind, we could produce a material to serve as base for our analyzed experiences: One of them was developed with teachers, in order to check the acceptability of the material produced, and another developed directly with students, in order to find evidences of the possibilities about the development of Geometry activities supported by Origami. After that, available the material produced for this work, in order to be used by professionals of Education, became our primal objective. Listed in this text, a historical overview of the geometry, mathematical field in which we observed a higher concentration of relations between Mathematics and the art of paper folding. At this perspective of correspondence, we could point some aspects of constructions made with compass and straightedge and this relations with the constructions achievable by folding. Aspects of the history of origami art and its representations made by diagramming systems, that are used in today's literature on this subject, are also discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectOrigamien
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectDiagramaspt_BR
dc.subjectGeometryen
dc.subjectCompass and straightedgeen
dc.subjectDiagrammingen
dc.titleOrigamática: o origami no ensino-aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples