Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorEspinosa, Carlos Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2010-01-07T04:15:45Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18228pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo detectar e descrever dificuldades no processo de aprendizagem, especialmente os relativos à construção do conceito, à compreensão do significado e à ordenação dos números decimais de alunos da 5ª e 6ª séries, bem como utilizar referências bibliográficas de dissertações, livros e artigos que possuam propostas de mudanças no ensino dos números decimais para analisar e fazer comentários acerca dessas propostas. Nesse intuito, foi desenvolvido um diagnóstico, com 16 alunos de 5ª a 6ª séries do ensino fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Trata-se de um questionário com 8 questões que foram aplicadas para os alunos, cujo objetivo foi fazer uma investigação através de uma análise qualitativa dos dados. O questionário foi realizado ao longo de um período de 50 minutos, e continha questões classificadas como conceituais, de representação, e de ordem dos números decimais. Realizou-se um exercício analítico sobre propostas didáticas para a melhoria do ensino dos números decimais, buscando um aprendizado mais eficaz. Essa análise foi realizada a partir de dissertações, livros e artigos sobre seqüências didáticas dos números decimais. A análise do questionário e das pesquisas apontou que os alunos possuem dificuldades relacionadas ao conceito, representação, ordem, posição, equivalência e comparação dos números decimais. As propostas para a melhoria do ensino dos números decimais trazem novos métodos para programar o ensino aprendizagem dos alunos da 5ª e 6ª séries, buscando inovações e práticas contextualizadas que chamem a atenção do aluno para o conteúdo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros decimais : Ensino de primeiro grau : Didaticapt_BR
dc.titleNúmeros decimais: dificuldades e propostas para o ensino e o aprendizado de alunos de 5ª e 6ª sériespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728048pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples