Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da ocorrência de corrosão naftênica na bateria de pré-aquecimento de carga de uma unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT)

.

Avaliação da ocorrência de corrosão naftênica na bateria de pré-aquecimento de carga de uma unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da ocorrência de corrosão naftênica na bateria de pré-aquecimento de carga de uma unidade de Hidrotratamento de Diesel (HDT)
Autor Hirata, Fausto
Orientador Bereta, Luiz Antônio
Ferreira, Jane Zoppas
Data 2009
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Assunto Corrosao
Ensaios de materiais
Indústria do petróleo
[en] Hydrotreatment (HDT) unit
[en] Naphthenic corrosion
[en] Total acid number
Resumo Com o aumento do processamento de petróleos mais pesados, torna-se interessante realizar um estudo dos possíveis mecanismos de deterioração que poderão ocorrer em função do aumento do Índice de Acidez Total (IAT). Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal avaliar as linhas e equipamentos que compõe a bateria de pré-aquecimento da carga de uma unidade de Hidrotratamento (HDT) de diesel. Esse trecho teoricamente está susceptível a ocorrência de corrosão por ácidos naftênicos devido a dois principais fatores: a presença desses ácidos com teores de neutralização superiores a 0,5 mg KOH/g na composição química da carga e a temperatura de processamento, que se encontra em um intervalo de 200 a 400ºC, adequado para existência de tal mecanismo de deterioração. Os dados obtidos em campo referentes à taxa de corrosão das linhas e dos equipamentos foram parametrizados em suas variáveis operacionais e através de uma análise comparativa com dados encontrados na literatura foram obtidas informações importantes para avaliar a ocorrência de corrosão naftênica.
Abstract With the increased processing of heavier oils, it is interesting a study of possible mechanisms of deterioration that may occur due to the increase of the Total Acid Number (TAN). Thus, this study aims to evaluate the main lines and equipment that comprise the battery of preheating of the load of a unit of Hydrotreating (HDT) of diesel. This excerpt is theoretically likely to occur from corrosion by naphthenic acids due to two main factors: the presence of these acids with levels of neutralizing more than 0.5 mg KOH/g in the chemical composition of the load and the temperature of processing, which is in a range from 200 º C to 400 º C, suitable for the existence of such a deterioration mechanism. Data from field concerning to the rate of corrosion of the lines and equipment were parameterized in their operational variables and through a comparative analysis with data found in literature were obtained important information to evaluate the occurrence of naphthenic corrosion.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/18284
Arquivos Descrição Formato
000728066.pdf (6.107Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.