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dc.contributor.advisorCardoso, Eduardopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Carolina Vernierpt_BR
dc.date.accessioned2018-10-09T02:34:03Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183224pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na pesquisa e no desenvolvimento do projeto de uma publicação multissensorial infantil voltada ao público dos 8 aos 11 anos de idade, visando a inclusão de crianças com deficiência visual no ambiente da escola regular. Para isso, iniciou-se a primeira parte do trabalho com o planejamento do projeto, suas definições, seus objetivos e a construção da fundamentação teórica. Por meio da revisão bibliográfica, entrevistas e análise de similares, procurou-se compreender melhor a deficiência visual e o que está relacionado à leitura da criança cega e com baixa visão, assim como os processos de mediação e formação de conceitos. Na segunda parte do trabalho, foram utilizadas ferramentas para identificação de padrões de comportamento e singularidades referentes a cada uma das condições que a deficiência visual engloba. A partir disso, foram definidos o escopo de projeto, as necessidades e os requisitos de usuários e os requisitos e as especificações de projeto. Também foram gerados o conteúdo da publicação e as alternativas para a estrutura formal e para o projeto gráfico, além do desenvolvimento dos elementos táteis e sonoros a serem integrados ao produto final. Para tanto, contou-se com a colaboração de pessoas com deficiência visual, consultores e especialistas durante as etapas de pesquisa, desenvolvimento e verificação do modelo final do produto.pt
dc.description.abstractThis paper consists on the research and development of a project of a children‟s multisensory publication for audiences between 8 and 11 years-old, aiming at the inclusion of children with visual impairments on regular school system environments. To this end, we start the first part of this work with the project‟s planning, its definitions, goals and the construction of a theoretical basis to accomplish its next stages. Through literature review, interviews and benchmarking analysis, we seek to better understand the particularities of visual impairment and matters related to blind and low vision children‟s reading, as well as mediation and concept formation processes. In the second part we utilized tools to identify behavioral patterns and singularities referring to each one of the conditions that visual impairment includes. From that, we were able to define the project scope, the needs and requirements of the end user and the project requirements and specifications. We also created the publications content and alternatives for the formal structure and for the graphic project, aside from developing tactile and sound elements to be integrated to the final product. For this purpose, it was possible to reckon upon collaborations of people with visual impairments, consultants and experts during the research stages, development and final product model verification.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectPublicationen
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectMultisensoryen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectVisual impairmenten
dc.titlePublicação multissensorial infantil : enfoque na inclusão de crianças com deficiência visualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076433pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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