Repositório Digital

A- A A+

Esse é o meu nome, trabalho em TI e não sou a empresa : identidade profissional dos quadros superiores de TI

.

Esse é o meu nome, trabalho em TI e não sou a empresa : identidade profissional dos quadros superiores de TI

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Esse é o meu nome, trabalho em TI e não sou a empresa : identidade profissional dos quadros superiores de TI
Autor Mossi, Thays Wolfarth
Orientador Rosenfield, Cinara Lerrer
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Bacharelado.
Assunto Identidade profissional
Sociologia do trabalho
Resumo O presente trabalho se propôs a compreender a configuração da identidade profissional dos quadros superiores de empresas de Tecnologia da Informação (TI) enquanto sujeitos que emblematizam o novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI & CHIAPELLO, 1999), e que estão inseridos nas reestruturações do paradigma tecnológico da Sociedade da Informação (CASTELLS, 2008). Para tanto, foram realizadas quatorze entrevistas semiestruturadas com profissionais da área de TI, e analisadas de acordo com os critérios da análise de enunciação (BARDIN, 2008) oito entrevistas com gerentes ligados a áreas técnicas de empresas de TI. Concluiu-se que, ao contrário da perspectiva apresentada por Dubar (2000), a identidade profissional dos quadros superiores de TI não se configura instável como o contexto no qual se constitui. Mas sim que ela é estável uma vez que se fortalece em relação ao contexto social instável, constituindo-se como espaço de estabilidade no qual os sujeitos ancoram em si mesmos a vivência desse contexto. E também como suporte de uma relação com o trabalho "exigente", que demanda engajamento contínuo a projetos sempre transitórios. Assim, a identidade se fundamenta no "eu", de modo que, se reflete aspectos do contexto social envolvente, são aqueles de um individualismo qualitativo instrumentalizado pelo capitalismo como norma, fator e legitimador da produção (HONNETH, 2006).
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18363
Arquivos Descrição Formato
000728348.pdf (673.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.