Repositório Digital

A- A A+

Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores

.

Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Querido Diário? : um estudo sobre registro e formação de professores
Autor Pecoits, Sariane da Silva
Orientador Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Escrita
Formação
Professor
[en] Diaries
[en] Self education
[en] Teaching
[en] Teaching education
[en] Writing
Resumo Que relações se estabelecem entre a escrita de diários por professoras, a equipe de trabalho da escola e a produção da professoralidade de todos os envolvidos neste processo? Esta foi a pergunta que busquei responder nesta pesquisa. Este é um estudo sobre registro e formação de professores, que buscou nos conceitos de documentos de processo (Cecília Almeida Salles), escrita de si, (Michel Foucault), professoralidade (Marcos Villela Pereira), signo e linguagem (Charles Sanders Peirce) o sentido necessário para estabelecer relações entre escrita e auto-formação. Do ponto de vista metodológico, busquei referências na etnografia para conhecer como duas professoras - e a equipe pedagógica da instituição - relacionavam escrita e auto-formação. Utilizei-me também, em certa medida, da auto-biografia, pois este é um estudo que fala muito da minha relação com a escrita de diários e de como percebo a interferência deste ato na produção da minha professoralidade.
Abstract What relations define between teachers diaries writing, the school work group and the teaching production of all involved in this process? This was the question which I sought to answer in this search. This is a review about teachers register and graduation, which sought in the concepts of the process documentations (Cecília Almeida Salles), self writing, (Michel Foucault), teaching (Marcos Villela Pereira), sign and language (Charles Sanders Peirce) the necessary meaning to establish relations between writing and self graduation. From a methodological point of view, I sought references on ethnography to understand how two different teachers and the pedagogical team of the institution related writing and self graduation. I include my self too, in certain way, in the autobiography, because this is a study which relates a lot about my relation with the diaries writing and how I see the interference of this act in my own teaching.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/18388
Arquivos Descrição Formato
000729564.pdf (754.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.