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dc.contributor.advisorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Damiana Paula Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:40:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184603pt_BR
dc.description.abstractO coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal através de perguntas estruturadas que geram reflexões. Na área da saúde, é utilizado tanto para o desenvolvimento de habilidades e competências dos profissionais, quanto para potencializar as habilidades de autocuidado dos pacientes. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o de uso do coaching em saúde na Inglaterra, país que enfrenta o aumento das condições de longa duração em sua população. Para a realização deste estudo de caso, utilizou-se inicialmente busca por artigos em periódicos, seguido de coleta de dados secundários como documentos digitais do sistema de saúde nacional inglês (NHS) e publicações nos sites de redes sociais de instituições de saúde deste país. Entre as descobertas, destacou-se o movimento “Better Conversations” (“melhores conversas”), programa que tem por objetivo potencializar os diálogos entre profissionais de saúde e pacientes na atenção primária na Inglaterra. O programa, iniciado em 2000/2001, conta com diversos recursos práticos para visibilizar e incentivar a prática do uso desta abordagem (entre eles um site, um guia, um livreto, perfis nos sites de redes sociais, vídeos, entre outros). O conteúdo destes recursos evidencia que o uso do coaching melhora as habilidades e competências de comunicação dos profissionais de saúde, fortalece o cuidado centrado no paciente e também apoia os pacientes a tomarem decisões sobre sua saúde e melhora suas habilidades de autocuidado. Considerando os desafios que temos no nosso país, em relação ao também crescente aumento das doenças crônicas de longa duração, os achados deste estudo apontam o uso do coaching como uma metodologia que pode contribuir positivamente com a Saúde Coletiva no Brasil.pt
dc.description.abstractCoaching is a personal development methodology through structured questions that generate reflections. In the health area, it is used both for the development of skills and competencies of the professionals, and to enhance the self-care skills of patients. The objective of this research was to know the use of health coaching in England, a country that faces the increase of long-term conditions in its population. In order to carry out this case study, it was initially used to search for articles in periodicals, followed by the collection of secondary data such as digital documents of the English National Health System (NHS) and publications in the social networks of health institutions of this country. Among the findings was the "Better Conversations" movement, a program aimed at enhancing the dialogues between health professionals and patients in primary care in England. The program, initiated in 2000/2001, has several practical resources to make the practice of using this approach (such as a website, a guide, a booklet, profiles on social networks, videos, among others) visible and encouraging. The content of these resources shows that the use of coaching improves communication skills and competencies of health professionals, strengthens patient-centered care, and also supports patients to make decisions about their health and improves their self-care skills. Considering the challenges that we have in our country, in relation to the also increasing increase of chronic long-term diseases, the findings of this study point to the use of coaching as a methodology that can contribute positively to Collective Health in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento pessoalpt_BR
dc.subjectCoachingen
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectSelf careen
dc.subjectAutocuidadopt_BR
dc.subjectHealth communicationen
dc.subjectPersonal developmenten
dc.subjectCase studyen
dc.titleCoaching em saúde : estudo de caso da Inglaterrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001077859pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationSaúde Coletiva: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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