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Acessibilidade física em bibliotecas universitárias: um direito de todos

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Acessibilidade física em bibliotecas universitárias: um direito de todos

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Título Acessibilidade física em bibliotecas universitárias: um direito de todos
Autor Emmanuelli, Mara Neide
Orientador Santos, Jussara Pereira
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias.
Assunto Acessibilidade
Biblioteca universitária
Deficiente físico
[en] Accessibility
[en] Architectonic barriers
[en] People with physical deficiency
[en] University libraries
Resumo O acesso aos lugares públicos é um direito de qualquer cidadão. Da mesma forma, a acessibilidade aos “espaços universitários” pressupõe um esforço conjunto de diversos atores sociais para alcançar as necessidades das pessoas – incluindo as pessoas com deficiência. É necessário conceder a estes usuários as mesmas oportunidades de participar de atividades que incluem o uso de edifícios, produtos, serviços e informação. A acessibilidade é necessária em diversas escalas, desde a adequação do percurso urbano até a existência de equipamentos e material pedagógico específicos. É objetivo do estudo conhecer as condições de acessibilidade externas e internas existentes nas bibliotecas universitárias localizadas no Anel Viário do Campus Vale da UFRGS, levando em conta as barreiras arquitetônicas, urbanísticas ou ambientais eventualmente existentes, observadas as normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, de acordo com a NBR 9050. A primeira barreira analisada foi a enfrentada pelos usuários com o deslocamento até o Campus Vale da UFRGS. A partir deste ponto, o estudo analisa as condições arquitetônicas das rotas de acesso existentes desde a plataforma de desembarque do transporte urbano coletivo e das áreas de estacionamento público até os prédios das bibliotecas, com relação à presença de vagas especiais nos estacionamentos, rebaixamento de guias em passeios, áreas de circulação, escadas, rampas e corrimãos, bem como as condições internas de acesso à porta principal, guarda-volumes, balcão de atendimento, espaço entre estantes, sinalização tátil e direcional e adequação do mobiliário das bibliotecas. Aborda também, a necessidade de investimento nas bibliotecas para que possam adequar-se às normas e para que estejam aptas a receber os alunos portadores de qualquer tipo de deficiência em suas instalações, bem como a necessidade de capacitação dos profissionais que nelas trabalham.
Abstract Every citizen will have access to public places as of right. Likewise, accessibility to “university spaces” presupposes that several social actors will be making joined efforts in order to reach people necessities – including people with physical disabilities. Authorities should concede to such users the same opportunities of participating in activities which include the use of buildings, products, services and information. Accessibility is necessary in several scales, since the adequate facilities for urban routes until the existence of specific equipment and pedagogical material. This paper aims to get some information about the external and internal conditions to accessibility existing at the university libraries located by the Anel Viário of UFRGS Campus Vale, taking into account the eventually existing architectonic, urban or environmental barriers, observed the Associação Brasileira de Normas Técnicas rules according to the NBR 9050. The first analyzed barrier has been the one faced by users until they arrive at the Campus. From this point, the study has analyzed the architectonic conditions of the existing access routes from the platforms where they get off the buses and also the parking areas until the library buildings, with consideration to the existence of special places in parking areas, lowering of pavements at the walking paths, areas for circulation, stairs, ramps and handrails, and also the internal conditions of access to the main door, guardrooms, service counters, the space between bookcases, feeling and direction signs and adequate furniture in the libraries. The study made an approach about making investments in improving the libraries so that they can observe the rules and be suitable to receive students with any kind of physical deficiency in their buildings, and also about increasing those library workers professional standards in serving such users.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/18490
Arquivos Descrição Formato
000730119.pdf (782.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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