Repositório Digital

A- A A+

Mapeamento dos descritores em Geologia: algumas reflexões

.

Mapeamento dos descritores em Geologia: algumas reflexões

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mapeamento dos descritores em Geologia: algumas reflexões
Autor Grün, Renata Cristina
Orientador Laan, Regina Helena van der
Data 2009
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitárias.
Assunto Indexação (Biblioteconomia)
Recuperação da informação
Representação da informação
[en] Indexing
[en] Information retrieval
[en] Quality of information
[en] Representation of the information
Resumo Este estudo tem por finalidade auxiliar o indexador, para que este possa intervir positivamente na representação dos conteúdos documentários, da área de Geologia, bem como ampliar a visão sobre a demanda documental da comunidade usuária. O corpus de pesquisa foi constituído por obras mais utilizadas pelos alunos do curso de Geologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realiza uma análise comparativa nos catálogos on-line de cinco bibliotecas universitárias brasileiras, especializadas na área de Geologia verifica como estão sendo representados os descritores destas obras, enfoca os problemas apresentados na atividade de indexação das mesmas. Tem por objetivo obter subsídios que qualifiquem os procedimentos de representação das informações e consequentemente da recuperação da informação pelos diferentes usuários da biblioteca de Geologia da UFRGS. Por meio da análise da indexação utilizada nestas bibliotecas, observa a necessidade de diretrizes, manuais e políticas que estabeleçam os critérios comuns a serem adotados por bibliotecas universitárias trata da indexação temática da mesma área do conhecimento. Salienta que mesmo as bibliotecas equidistantes, suas áreas de assuntos, categorias de termos e tipos de identificadores são comuns na recuperação da informação e que podem ser representados por um manual, o que tornaria a indexação mais consistente. Conclui que há uma divergência entre os diferentes indexadores o que, em uma situação de catálogos disponibilizados em rede de acesso remoto, pode vir a dificultar o acesso aos documentos estocados em cada sistema. Estas observações têm por base o incentivo dado à chamada mobilidade acadêmica, na qual um estudante pode fazer parte de seus estudos em mais de uma universidade.
Abstract This study intends to help the indexer, so that it could intervene positively in the representation of the documentary subjects, from Geology area, as well to improve the community user vision over documental demand. The research corpus was constituted by the most used works by the Geology students in the Rio Grande do Sul Federal University (UFRGS). It makes a comparative analysis in the on-line catalogs from five Brazilian university libraries, specialized in Geology area, verifying how these works descriptor are been represented, focusing the problems exhibited in their indexing activities. It has the intend to get subsidy that qualify the procedure of information representing and consequently the information retrieval by different users from UFRGS's Geology library. By the analysis of the indexing used in these libraries, it is noticeable the necessity of directrixes, manuals and policies that establish the common criteria to be adopted by university libraries, mainly in the thematic indexing in the same area of knowledge. Points out that the equidistants libraries, their subjects areas, terms categories and types of identifiers are common in the retrieve of information and can be represented by a manual, then making easier the accomplishment of a consistent indexing in the geology area. It concludes that there is a divergence among the different indexers which, in a situation of available catalogs in a remote accessed net, may difficult the access to stored documents in each system. These observations are based in the incentive gave to the so called academic mobility, in each a student can make part of his course in more than one university.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/18492
Arquivos Descrição Formato
000730168.pdf (533.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.