Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, José Eduardo da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-23T02:44:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184990pt_BR
dc.description.abstractO cartão de crédito é hoje o principal meio de pagamento no Brasil, sendo também o mais prático e, possivelmente, o mais seguro. No país, seu uso decolou a partir das políticas do governo de incentivo ao crédito amplo. O brasileiro, como todos sabem, tem um perfil consumista muito forte, e a adesão a método de pagamento emplacou rapidamente. Esse mesmo perfil consumista, atrelado a “ilusão de renda” possibilitada pelo crédito, potencializa os problemas com endividamento, principalmente decorrente do mau uso do cartão de crédito. Além do consumismo, o materialismo e a impulsividade contribuem também para o aumento do volume de transações, bem como problemas financeiros. Entender como o consumidor se comporta e reage a determinados contextos e variáveis é de vital importância para o marketing. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar a relação entre comportamento de compra impulsivo, materialismo e o uso do cartão de crédito. Para tanto, foi realizada uma pesquisa mediante a aplicação de survey com uma amostra não probabilística. A análise dos resultados verificou, para essa amostra, associações positivas entre a variável dependente “uso do cartão de crédito” e algumas variáveis independentes dos fatores comportamento de compra impulsivo e materialismo. Evidencia-se assim que quanto mais o consumidor inclina-se a comportamentos de cunho materialistas e consumo impulsivo, maior será a tendência ao uso do cartão de crédito, podendo culminar em consequências pessoais e, principalmente, financeiras. Além disso, destaca-se que algumas variáveis demográficas se mostraram significantes na relação com esses fatores, demonstrando uma relação entre demografia e manifestação desses comportamentos.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.subjectComprapt_BR
dc.titleO comportamento de compra impulsivo, o materialismo e a influência no uso do cartão de créditopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001078449pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/1pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples