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dc.contributor.advisorManfroi, Waldomiro Carlospt_BR
dc.contributor.authorAbreu, José Ricardo Pinto dept_BR
dc.date.accessioned2010-02-11T04:14:38Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18510pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de um estudo realizado sobre a experiência didático-pedagógica de dez professores, com atuação profissional consolidada, em três faculdades de medicina: FAMEMA/Marília/SP, UEL/Londrina/PR e UCPEL/Pelotas/RS. São examinados aspectos dos processos de ensino e aprendizagem, com estudo qualitativo, baseado na técnica de análise de conteúdo proposta por L. Bardin, tendo como suporte o Software Q.S.R. Nvivo 2.0, aplicado às entrevistas semi-estruturadas realizadas. Foram analisadas, então, três categorias: instituição, metodologia tradicional e metodologia ativa de ensino. Foram identificadas e também analisadas as seguintes peculiaridades daquelas instituições: resistência a inovações, mudanças realizadas, recursos necessários para implantação das mudanças no currículo, métodos de ensino com suas respectivas características, limites e possibilidades de cada metodologia, papéis do aluno e do professor, avaliação dos alunos, e, por fim, a presença ou não de metodologias ativas de ensino, tais como a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Problematização. Para os aspectos emocionais, prioriza-se o método de Balint (adaptado às condições do estudante de medicina), menos conhecido, mas que ressurge como uma possibilidade para complementar o estudo com uma visão integrada da pessoa. O estudo da experiência dos professores de duas das faculdades de medicina estudadas (FAMEMA e UEL) - pioneiras na utilização dos métodos ativos, dentro da proposta pedagógica de currículo integrado - antecipa as mudanças pretendidas no ensino da medicina, visando à formação de profissionais preconizada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, dentro do modelo da integralidade. Identifica-se, também, que para este novo paradigma curricular, os professores devem ser capacitados de modo permanente e a escola de medicina deve proporcionar recursos materiais, de pessoal, didáticos e pedagógicos, modificando suas relações internas e com a comunidade, com a qual deve passar a estabelecer trocas de modo distinto das que mantinha e/ou mantém no modelo tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThis research is a study on the didactic-pedagogical experience of ten professors with consolidated professional action in three schools of Medicine: FAMEMA, in Marília, state of São Paulo; UEL, in Londrina, state of Paraná and UCPEL, in Pelotas, state of Rio Grande do Sul. Aspects of the teaching and learning processes are examined in a qualitative way, based on the technique of content analysis proposed by L. Bardin, applying the Q.S.R. Nvivo 2.0 software to semi-structured interviews. Thus, three categories were analyzed: the institution, the traditional methodology and the active teaching methodology. The following peculiarities of the institutions were identified and also analyzed: resistance to innovation, changes performed, necessary resources to the implantation of changes in the curriculum, teaching methods and its respective characteristics, limits and possibilities of each methodology, roles of the student and the professor and the student’s evaluation and, also, the presence or not of active teaching methodologies, such as the Problem-Based Learning and Problematization. For the emotional aspects, the Balint method is prioritized (adapted to the conditions of the medicine student), which is less known, but that reappears as a possibility to complement the study with an integrated view of the person. The study about the experience of the professors in two of the medicine courses (FAMEMA and UEL) – pioneers in the use of active methods, inside a pedagogical proposal of an integrated curriculum – anticipates the desired changes in medicine teaching, aiming at the formation of professionals, according to the National Curricular Guidelines, in a model of integrality. It is also identified that, for this new curricular paradigm, the professors must be capacitated in a permanent way and the school of medicine must provide material, personal, didactic and pedagogical resources, modifying its internal relations and its relations with the community, with which it must establish exchanges in a different way than it had and/or has in the traditional model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectEducação de graduação em medicinapt_BR
dc.subjectFaculdades de Medicinapt_BR
dc.subjectDocentes de medicinapt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.titleContexto atual do ensino médico : metodologias tradicionais e ativas: necessidades pedagógicas dos professores e da estrutura das escolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.identifier.nrb000729487pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovascularespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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