Repositório Digital

A- A A+

Implementação em gpu da transformada de legendre

.

Implementação em gpu da transformada de legendre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Implementação em gpu da transformada de legendre
Outro título Legendre transform implementation on GPU
Autor Camaratta, Eduardo Dias
Orientador Navaux, Philippe Olivier Alexandre
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Arquiteturas paralelas
[en] CUDA
[en] GPU
[en] High-performance computing
[en] Legendre transform
[en] Weather prediction models
Resumo Ao se aproximar dos limites físicos para a produção de chips, a indústria de hardware necessita enfrentar uma série de problemas para tentar manter os ganhos de desempenho vistos ao longo das últimas décadas. Assim, a existência de aplicações reais para as quais ganho em desempenho é fundamental motiva a busca por soluções que utilizem os recursos existentes de forma diferente ou mais eficiente. Neste contexto, este trabalho apresenta uma implementação para uma arquitetura não tradicional de um algoritmo de grande importância para aplicações altamente demandante de recursos, os modelos meteorológicos. O algoritmo escolhido é a Transformada de Legendre, e a arquitetura é a GPU. Para desenvolvimento da solução, foi utilizado o framework responsável por popularizar a utilização destes processadores em processamento de alto desempenho, o CUDA.
Abstract While approaching the physical limits for chips production, the hardware industry needs to face a series of problems for trying to maintain the gains in performance seen over the past decades. Thus, the existence of real applications for which the gain in performance is fundamental motivates the search for solutions that use the existent resources in a different or more efficiently manner. In this context, this work presents an implementation for a nontraditional architecture of a very important algorithm for applications which highly demand resources, the weather prediction models. The chosen algorithm is the Legendre Transform, and the architecture is the GPU. For developing the solution, it was used the CUDA framework, which was responsible for the popularization of using such processors for high-performance computing.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18529
Arquivos Descrição Formato
000730575.pdf (2.444Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.