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dc.contributor.advisorBauer, Caroline Silveirapt_BR
dc.contributor.authorFaturi, Fábio Rosapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-06T02:45:01Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185983pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação, produzida por um professor que reflete sobre a sua prática em sala de aula, aborda o tema da cidadania e da juventude a partir do Ensino de História. É desenvolvida inicialmente uma pesquisa qualitativa e quantitativa, por meio de um questionário, para recuperar a compreensão de cidadania compartilhada pelos estudantes examinados, alunas e alunos de uma escola pública do município de Canoas, Rio Grande do Sul. Partindo da análise desses dados iniciais, recuperando e examinando as diretrizes e prescrições curriculares e legais sobre o tema, com especial atenção para a leitura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é proposta a construção conjunta de um Caderno de Textos e Atividades que mobiliza diferentes tipos de temas em torno da discussão sobre cidadania e juventudes, tais como: participação política, educação e cidadania e direitos humanos. Analisa-se o processo de construção deste material que ocorreu de forma compartilhada com os estudantes a partir da noção de aluno-autor e conclui-se com a reflexão do uso deste material em sala de aula, afirmando a importância e a validade dos saberes construídos a partir da sala de aula e da prática docente.pt
dc.description.abstractThis dissertation, carried out by a teacher reflecting on his practice in classroom, approaches the subject of citizenship and youth from the Teaching of History perspective. Initially, a qualitative and quantitative research was conducted, using a questionnaire, in order to understand the comprehension of citizenship shared by the students of a public school in Canoas, Rio Grande do Sul. From the analysis of the initial data collected, reviewing and examining both curricular and legal guidelines and directives on the subject, and with special attention to the National Common Curricular Basis (BNCC), a collaborative elaboration of a Texts and Activities Notebook is proposed, which mobilizes a range of different topics on the discussion of citizenship and youths (i.e. political participation, education and citizenship, and human rights). The elaboration process, which was accomplished with the students based on a student-author notion, is analyzed and it is concluded with the reflection of its use in classroom, reaffirming the importance and validity of the knowledge built inside the classroom and also through the teaching practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectYouthsen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCitizenship and Human Rightsen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectHistorical Learningen
dc.subjectTeaching Practicesen
dc.titleCidadania : da reflexão à prática : contribuições do ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082493pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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