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dc.contributor.advisorPiccinini, Valmiria Carolinapt_BR
dc.contributor.authorFontoura, Daniele dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2010-03-03T04:14:47Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18614pt_BR
dc.description.abstractNos últimos 20 anos ocorreram importantes transformações no mercado de trabalho que refletiram, também, sobre o emprego no setor público. Principalmente após a Reforma Administrativa da década de 1990, várias áreas do serviço público aproximaram-se do sistema geral de emprego. Mesmo assim, têm-se observado um aumento na procura pelo emprego no setor público, bem como por cursos preparatórios para concurso. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo verificar e analisar as razões que levam profissionais de nível superior a ingressarem no serviço público federal e a nele permanecerem, visando a contribuir para a elaboração de políticas de gestão de pessoas no setor. Além disto, buscou-se avaliar como percebem seu trabalho e o setor, de forma geral, e identificar os possíveis reflexos da Reforma Administrativa sobre o trabalho. O método utilizado foi o estudo de caso, recorrendo-se à observação, a entrevistas semiestruturadas, e à análise de documentos como técnicas de pesquisa. Na primeira etapa da pesquisa, optou-se por conhecer as impressões de donos ou coordenadores de três cursos preparatórios para concurso sobre o perfil e as expectativas de seus alunos, a fim de aprofundar-se no tema. Após, foram realizadas 28 entrevistas com auditores e analistas de uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e pôde-se, assim, comparar em que medida aproximam-se ou diferenciam-se do observado pelos donos/coordenadores de cursinhos. Os fatores comuns que levam à busca pelo emprego no setor incluem a estabilidade e a boa remuneração. Aspectos como natureza da atividade, relação com a formação, influência de familiares, desejo de redirecionar a carreira, possibilidade de ingressar via concurso público, status do órgão, busca por um trabalho com horário regular, ritmo menos intenso e cumprimento das garantias legais do trabalhador variaram conforme as trajetórias profissionais. Para permanecer no setor, os entrevistados consideram aspectos semelhantes àqueles que os fizeram ingressar, como a estabilidade e a boa remuneração, mas incluem outros que não lhes eram conhecidos, como o ambiente de trabalho amigável e pouco competitivo, bem como o trabalho em si. A preocupação com a aposentadoria começa a aparecer naqueles com mais anos de setor e passa a ser um dos fatores para que continuem. A possibilidade de poderem atuar em diferentes setores e em diferentes unidades destacou-se entre os aspectos para que permaneçam na RFB. Por outro lado, percebem, também, desvantagens de trabalhar no setor público, como a estagnação financeira e também na carreira.pt_BR
dc.description.abstractIn the last twenty years, important transformations occurred in the work market, which had also reflected on the public employment. Mainly after the Administrative Reform in the 1990‘s, some areas of the public service have become similar to the general system of job. Nevertheless it is noticed an increase in the search for job in the public sector, as well as for preparatory courses. Thus, this work had as objective verifying and analyzing the reasons that take professionals with higher education to enter the federal public service and those that make them remain there, aiming to contribute in the elaboration of human resources‘ politics in the sector. Moreover, it was sought to evaluate how they perceive their work and the sector and to identify the possible consequences of the Administrative Reform on the work. The utilized method was the case study, appealing to observation, to semi-structured interviews, and to document analysis as research techniques. In the first stage of the research, it was decided to get to know the impressions of owners or coordinators of three preparatory courses about profile and expectations of its pupils in order to go deeper into the subject. Later, 28 interviews with auditors and analysts of a unit of the The Brazilian Secretariat of the Federal Revenue of Brazil had been carried through enabling, thus, the researcher to compare in what extent they are alike or different to the observed by the coordinators/ owners of courses. The common factors that lead to the search for job in the sector include stability and good remuneration. Aspects as sort of activity, relation with formation, familiar influence, desire to redirect the career, possibility to enter by public contest, status, search for a work with regular schedule, less intense rhythm and fulfillment of the legal guarantees of the worker had varied according to the professional trajectories. To remain in the sector, the interviewed workers consider similar aspects to those which made them enter, like stability and good remuneration, but they also include others that were not known by them, such as the friendly environment and little competitive work, as well as work itself. The concern about retirement starts to appear in the ones with more years of sector and becomes one of the factors so that they continue. The possibility to be able to act in different sectors and different units was distinguished among the aspects that make them remain in the RFB. On the other hand, they also perceive disadvantages in working in the public sector, like financial and career stagnation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWork marketen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPublic employmenten
dc.subjectThe Brazilian secretariat of the federal revenue of Brazilen
dc.titleMercado de trabalho no setor público : um olhar sobre uma unidade da Secretaria da Receita Federal do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000730462pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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