Repositório Digital

A- A A+

Educação musical na maturidade : um estudo com adultos médios

.

Educação musical na maturidade : um estudo com adultos médios

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação musical na maturidade : um estudo com adultos médios
Autor Corrales, Maria Eunice Dornelles
Orientador Souza, Jusamara Vieira de
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Assunto Piano
[en] Average adult
[en] Motivation
[en] Music education
Resumo A presente monografia trata de um estudo feito com adultos médios que, conforme a classificação de Juan Mosquera são aqueles indivíduos que estão na faixa etária entre 40 e 65 anos. O foco deste trabalho é elucidar as razões, os motivos que levam esses adultos a procurarem uma aprendizagem musical nesta fase de suas vidas. O método que foi utilizado nesta pesquisa é o qualitativo. Foram selecionados seis adultos para serem entrevistados, três homens e três mulheres. As entrevistas foram individuais, gravadas com a anuência dos entrevistados, para posterior análise. Quatro dos entrevistados ainda atuam no mercado de trabalho, uma é aposentada e outra é dona de casa. Cada um deles com suas características individuais, suas preferências, suas histórias e vivências pessoais. Uma coisa percebeu-se em comum a todos eles: todos amam a música e fazem qualquer sacrifício para poderem usufruí-la. A partir das respostas obtidas constatou-se que a prática musical traz uma contribuição muito significativa na qualidade de vida de todos os entrevistados. No transcorrer das entrevistas ficou claro que as pessoas consideram que não existe um limite de idade que impeça o adulto de procurar uma aprendizagem musical, basta ter vontade, sensibilidade e amor pela música.
Abstract The present paper is a study with average adults, which according to Juan Mosquero’s classification, are those between 40 and 65 years-old. The purpose of this study is to expose the reasons and motives why these individuals seek music education at this point of their lives. The qualitative method was used on this study. Six adults, three men and three women, were selected to be interviewed. The interviews were held individually and recorded with the permission of the interviewed for further analyses. Four of the subjects are currently working, one is already retired and another is a housewife. Each one of them has its own personal characteristics, preferences and personal history and experiences. It was noticeable that, despite their differences, they had one thing in common: their love for music and the willingness to make any sacrifices necessary in order to enjoy it. The answers given showed that practicing music has a significant contribution on the quality of live of those interviewed. During the interviews it was made clear that people believe that there is no age limit for adults to start the learning of music. The only things necessary are the willingness to do so, sensibility and the love for music.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18627
Arquivos Descrição Formato
000727498.pdf (207.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.