Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Mery Stéfani Leivaspt_BR
dc.date.accessioned2010-03-05T04:14:56Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18653pt_BR
dc.description.abstractDisciplina escolar é uma das temáticas que mais preocupam a escola atualmente. Em meu estágio docente em ciências, sofri muitas interferências por parte da escola e da professora-titular que visavam, provavelmente, manter a “ordem” na sala de aula. Assim, decidi investigar se a maneira tradicional de se ensinar pode estar relacionada a um mecanismo de controle dos alunos, conformando-os às regras disciplinares (dispositivo disciplinador-conformador). Este trabalho também visa compreender como os alunos reagem a tentativas de disciplinamento dos professores, assim como o porquê de tais reações. Foram realizadas idas a campo para entrevistar alunos de sexta série de duas escolas públicas de Porto Alegre. A escolha dos alunos foi feita de forma aleatória e as entrevistas continham perguntas abertas. A coleta de dados foi de caráter qualitativo, sendo que os resultados foram recolhidos em forma dissertativa para posterior análise. O número de entrevistas necessárias foi estabelecido ao longo da coleta de dados. Percebe-se que alguns professores amparam-se em aulas tradicionais com o intuito de disciplinar os alunos. Porém, isso não significa que os alunos que se consideram disciplinados se interessem por essas aulas ou as estejam compreendendo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAulas tradicionais como mecanismo de controle disciplinador-conformador de alunos : uma investigação no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000730434pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples