Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos
dc.contributor.advisor | Rosa, Russel Teresinha Dutra da | pt_BR |
dc.contributor.author | Kuhn, Sofia Aumond | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-03-05T04:14:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/18658 | pt_BR |
dc.description.abstract | Realizar aulas que contemplem os diferentes perfis e ritmos de aprendizagem dos alunos dentro de uma sala de aula é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa das diversas perspectivas sobre a diversidade. A diversidade dos estudantes deve ser discutida a partir das questões colocadas pelo multiculturalismo, mas também deve se observar as diferenças em relação às possibilidades de desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar alternativas metodológicas que auxiliem professores a planejar aulas que englobem os diversos ritmos e formas de aprendizagem. Foi feita a revisão da literatura referente ao tema da diversidade considerando as perspectivas multiculturais e também a perspectiva das Inteligências Múltiplas. Posteriormente foi feita a análise de relatórios de Estágio de Docência em Biologia e Ciências produzidas por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS, a fim de destacar metodologias e aspectos positivos comuns em todos os relatórios. Foi observado como aspectos essenciais para um bom desempenho no processo de aprendizagem de alunos: (a) o planejamento de aulas que valorizem acordos, enfatizando as relações de respeito entre professores e alunos; (b) a proposição de atividades que promovam o desenvolvimento da autonomia, para que o aluno se sinta responsável e ativo na construção do saber e (c) o planejamento de atividades práticas com diferentes materiais didáticos e que se relacionem com aspetos do cotidiano dos alunos mostrou-se de grande importância para que esses sintam-se incluídos e interessados pela a escola e pelo conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Qualidade do ensino | pt_BR |
dc.title | Ensinar ciências considerando a diversidade dos alunos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000730563 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2009 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1203)