Repositório Digital

A- A A+

Na trilha dos filmes em cena : um panorama do cinema no rádio de Porto Alegre

.

Na trilha dos filmes em cena : um panorama do cinema no rádio de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Na trilha dos filmes em cena : um panorama do cinema no rádio de Porto Alegre
Autor Silva, Caroline da
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2005
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo cultural
Radiojornalismo
Resumo Este trabalho busca mostrar como a sétima arte é apresentada no rádio de Porto Alegre/RS. Para tal, analisa os programas de cinema veiculados nas emissoras de rádio da capital gaúcha: FM Cultura, Rádio da Universidade e Rede Bandeirantes – Ipanema FM e Band AM. Além do estudo de caso de seus respectivos programas, Na trilha da tela, Filmes e Trilhas e Cena de Cinema, foi primordial para esta pesquisa uma profunda leitura sobre a teoria do Jornalismo Cultural e teoria do Radiojornalismo. Algumas publicações sobre cinema ainda foram relevantes para a construção da presente monografia. O perfil das emissoras e o papel que se propõem também são determinantes para a análise. O estudo discute o fator comercial e os moldes da informação em rádio, decorrentes das suas características peculiares. Pretendendo compreender como se estrutura um programa de rádio e como se configura o Jornalismo Cultural, avalia uma fórmula de programa radiofônico de cinema. Constata que o modelo comum e atual é o da “trilha dos filmes em cena”.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18700
Arquivos Descrição Formato
000568877.pdf (594.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.