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A manifestação da tribo Emo no site de relacionamentos Orkut

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A manifestação da tribo Emo no site de relacionamentos Orkut

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Título A manifestação da tribo Emo no site de relacionamentos Orkut
Autor Pereira, Leandro Cavalcanti
Orientador Primo, Alex Fernando Teixeira
Data 2006
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Assunto Comunicação mediada por computador
Comunidade virtual
[en] Computer-mediated communication
[en] Emo
[en] Orkut
[en] Tribalism
[en] Virtual communities
Resumo Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os "emos" enquanto tribo e observar o uso feito por ela do site de relacionamentos chamado Orkut. Para isto, foi feita uma introdução sobre a Comunicação Mediada por Computador, com um breve histórico da Internet e da micro-informática. Fez-se, num segundo momento, uma radiografia do sistema do Orkut, em paralelo com um olhar teórico sobre comunidades virtuais. Posteriormente, foram compiladas algumas idéias sobre o tribalismo pós-moderno - sobretudo de acordo com o sociólogo francês Michel Maffesoli - que foram então aplicadas na caracterização da tribo emo. Por fim, houve uma observação empírica da manifestação desta tribo no Orkut, contando com uma pesquisa qualitativa feita entre emos que estão cadastrados nesta rede de amizades. Os dados obtidos permitiram avaliar como esta tribo se manifesta no Orkut, e a contribuição do site na disseminação e consolidação da tribo.
Abstract This work has been made with the goal of analyzing "emos" as a tribe and observing their use of the social network called Orkut. To achieve this, an introduction about Computer- Mediated Communication (CMC) has been made, with a brief history of the Internet and micro computing. In a second moment, there is an x-ray of the Orkut system, in parallel with a theoretical glance upon virtual communities. Posteriorly, some ideas about post-modern tribalism were compiled - especially according to French sociologist Michel Maffesol i- and then applied on the characterization of the emo tribe. At last, there was an empirical observation of the manifestation of this tribe on Orkut, along with a qualitative research led among emos registered in this social network. The obtained data allowed evaluating how this tribe manifests itself on Orkut, and the site's contribution to the dissemination and consolidation of the tribe.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18701
Arquivos Descrição Formato
000591222.pdf (4.701Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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