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A competência informacional do bibliotecário em concursos públicos : análise documental dos planos de ensino visando a aprendizagem ao longo da vida

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A competência informacional do bibliotecário em concursos públicos : análise documental dos planos de ensino visando a aprendizagem ao longo da vida

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Título A competência informacional do bibliotecário em concursos públicos : análise documental dos planos de ensino visando a aprendizagem ao longo da vida
Autor Santos, Rafael Antunes dos
Orientador Caregnato, Sonia Elisa
Data 2007
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Alfabetização informacional
Bibliotecário
Competência informacional
Educação continuada
[en] Course of librarianship
[en] Fundação Carlos Chagas
[en] Information literacy
[en] Lifelong learning
[en] Public open competitions
Resumo Apresenta as temáticas da competência informacional e da aprendizagem ao longo da vida voltadas à identificação e análise de habilidades informacionais necessárias à preparação de candidatos a cargos de bibliotecário em concursos públicos. Define como objetivo principal do estudo, a verificação dos conteúdos presentes nas questões de concurso e se estes são trabalhados no Curso de Biblioteconomia da UFRGS. Envolve, no referencial teórico, as questões levantadas sobre competência informacional, aprendizagem ao longo da vida, bem como as relações destas com a educação e com o desenvolvimento de competências profissionais do bibliotecário. Indica a metodologia adotada e relata os processos de análise documental e comparativa entre as questões apresentadas em concursos promovidos pela Fundação Carlos Chagas (FCC) com os planos de ensino de cinco disciplinas do currículo. Conclui que os planos de ensino são a principal fonte de informação sobre o “essencial” em cada disciplina. Apresenta, como interpretação dos dados, a discussão sobre o universo da competência informacional aplicada ao contexto dos concursos públicos.
Abstract It presents the issues of information literacy and lifelong learning focused on the identification and analysis of informational skills necessary for the preparation of candidates for positions of librarian in public open competitions. Defines as main objective of the study, verification of the content present in the issues of open competition and they are worked in the Course of Librarianship of UFRGS. It involves, in the reference book, the questions raised about information literacy, lifelong learning, and these relations with education and the development of professional skills of the librarian. Indicates the methodology adopted and reporting processes for document analysis and comparison between the issues presented in open competitions sponsored by the Fundação Carlos Chagas (FCC) with the teaching plans of five disciplines of the curriculum. It concludes that the teaching plans are the main source of information on the "essential" in each discipline. Shows such as interpretation of the data, the discussion on the universe of information literacy applied to the context of open competitions.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18718
Arquivos Descrição Formato
000667023.pdf (4.272Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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