Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rafael Antunes dospt_BR
dc.date.accessioned2010-03-11T04:14:26Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18718pt_BR
dc.description.abstractApresenta as temáticas da competência informacional e da aprendizagem ao longo da vida voltadas à identificação e análise de habilidades informacionais necessárias à preparação de candidatos a cargos de bibliotecário em concursos públicos. Define como objetivo principal do estudo, a verificação dos conteúdos presentes nas questões de concurso e se estes são trabalhados no Curso de Biblioteconomia da UFRGS. Envolve, no referencial teórico, as questões levantadas sobre competência informacional, aprendizagem ao longo da vida, bem como as relações destas com a educação e com o desenvolvimento de competências profissionais do bibliotecário. Indica a metodologia adotada e relata os processos de análise documental e comparativa entre as questões apresentadas em concursos promovidos pela Fundação Carlos Chagas (FCC) com os planos de ensino de cinco disciplinas do currículo. Conclui que os planos de ensino são a principal fonte de informação sobre o “essencial” em cada disciplina. Apresenta, como interpretação dos dados, a discussão sobre o universo da competência informacional aplicada ao contexto dos concursos públicos.pt_BR
dc.description.abstractIt presents the issues of information literacy and lifelong learning focused on the identification and analysis of informational skills necessary for the preparation of candidates for positions of librarian in public open competitions. Defines as main objective of the study, verification of the content present in the issues of open competition and they are worked in the Course of Librarianship of UFRGS. It involves, in the reference book, the questions raised about information literacy, lifelong learning, and these relations with education and the development of professional skills of the librarian. Indicates the methodology adopted and reporting processes for document analysis and comparison between the issues presented in open competitions sponsored by the Fundação Carlos Chagas (FCC) with the teaching plans of five disciplines of the curriculum. It concludes that the teaching plans are the main source of information on the "essential" in each discipline. Shows such as interpretation of the data, the discussion on the universe of information literacy applied to the context of open competitions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectLifelong learningen
dc.subjectAlfabetização informacionalpt_BR
dc.subjectPublic open competitionsen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectCourse of librarianshipen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectFundação Carlos Chagasen
dc.titleA competência informacional do bibliotecário em concursos públicos : análise documental dos planos de ensino visando a aprendizagem ao longo da vidapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000667023pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples