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dc.contributor.advisorStumpf, Ida Regina Chittopt_BR
dc.contributor.authorPossobon, Kátia Rosipt_BR
dc.date.accessioned2010-03-12T04:14:21Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18726pt_BR
dc.description.abstractInvestiga as habilidades informacionais dos alunos ingressantes no primeiro semestre de 2006, do Centro Universitário La Salle, em conformidade com os padrões estabelecidos pela American Library Association (ALA) para a Information Literacy. O estudo é do tipo descritivo com abordagem qualitativa. A amostra é composta por dez alunos, um para cada curso selecionado por sorteio. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados, um formulário de entrevista semi-estruturada composto por vinte questões abertas. Os dados foram registrados por equipamento de gravação eletrônico e transcritos para a análise de conteúdo. Verificou-se as habilidades dos alunos nos aspectos relativos ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a familiaridade com o ambiente da biblioteca e quatro dos cinco padrões de competência informacional da ALA. O estudo verificou que todos os entrevistados utilizam o computador para edição de texto na realização dos trabalhos escolares e/ou acadêmicos. A internet é utilizada, na maioria dos casos, para a comunicação via correio eletrônico, Messenger e Orkut. Os entrevistados revelaram que não utilizam bases de dados e a busca de informação na internet acontece em sites como o Google, Cadê e Yahoo. Em relação à familiaridade dos alunos com o ambiente da biblioteca, foi constatada a utilização dos serviços de empréstimo domiciliar e consulta local como os mais procurados. Os alunos desconhecem a maioria dos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, razão pela qual não os utilizam. Em se tratando das fontes de informação, foi observado que a maioria tem preferência pelo livro e costuma localizá-lo no acervo através do catálogo informatizado ou diretamente na estante. Nas questões relacionadas com os padrões de competência informacional, observou-se a capacidade do usuário em determinar suas necessidades de informação, estabelecer estratégias de busca, avaliar as fontes de informação e a responsabilidade ética e legal no uso desta. Os resultados mostram que as habilidades informacionais dos calouros precisam ser desenvolvidas através da educação de usuários voltada para a competência informacional, principalmente, nos aspectos relativos à busca, recuperação e uso da informação. Assim sendo, sugere-se algumas alterações nas atividades informacionais ministradas pelos bibliotecários da Biblioteca La Salle, com o intuito de desenvolver a autonomia dos alunos na realização dos trabalhos acadêmicos.pt_BR
dc.description.abstractInvestigates the informational abilities of the year 2006/first semester freshmen students of Centro Universitário La Salle, according with the standards established by American Library Association (ALA) to Information Literacy. The study is descriptive type with qualitative approach. The sample is composed of ten students, one for each course selected by drawing. With twenty open questions, a halfstruturalized interview form was used as instrument for data colletion. The data had been registered by eletronic recording equipment and transcripts for the contents analysis. Verify the students abilities to use Technologies of Information and Communication (TIC’s) and library’s environmental familiarity and four of five ALA’s informational ability pattern. The study verified that all interviewed use text edition equipments to edition texts when doing academic works. The Internet is used to eletronic mail, Messenger and Orkut. The interviewed has disclosed that they do not use databases and the search of information in the internet happens in sites as the Google, Cadê and Yahoo. The library’s environmental familiarity showed that domiciliary loan and local consultation were the most requested services. The students unaware of the most of products and services offered by the library, reason for which they do not use them. About information sources, it was observed that the majority of students prefered books and use to locate them through computer catalogue or at bookshelves. In the questions related to informational abilty pattern, it was observed the user’s capability to determining its necessities of information, establishing search strategies, evalueting the sources of information and the ethical and legal responsability in the use of this. The results showed that freshmen informational abilities need to be developed through users education with a view on information competence, manly, in the relative aspects of search, recovery and use of information. There for, suggests some changes in the informational activities given by librarians from La Salle’s Library, with intention to develop the students autonomy to accomplish academic works.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational abilityen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectEstudo de usuáriopt_BR
dc.subjectStudy of useren
dc.subjectSearch of informationen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectUniversity libraryen
dc.subjectCentro Universitário La Salleen
dc.titleCompetência informacional : um estudo sobre os calouros do Centro Universitário La Salle no primeiro semestre de 2006pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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