Repositório Digital

A- A A+

A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS

.

A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Autor Borges, Rosane Beatriz Allegretti
Orientador Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
Data 2008
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Informática na Educação.
Assunto Ambiente de aprendizagem
Biblioteconomia
Competência informacional
Internet
[en] Informational competence
[en] Librarianship
[en] Web 2.0
Resumo A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior.
Abstract The new generation Web, called Web 2.0, you need to informationaly qualified individuals to manage the content available on the Internet. The University, particularly the course of librarianship, must accompany this process, enabling their students to become servants of new technologies. We need the power information, which enables users to search, evaluate and create information effectively to achieve personal goals, educational and social. We must understand more clearly how it has given the ownership of this phenomenon in education. This study aimed to answer the following question: "What level of information competence of students of the Course of Librarianship of UFRGS, for Web 2.0, the vision of these students?" Was performed a descriptive study, with survey data, intersection of variables and analysis of results. The main results were that students in the Course of Librarianship of UFRGS consider that information and have the power to pass security in Web 2.0. These results show that the teaching of Librarianship of UFRGS is on track for new technologies, but need, however, a larger stimulus.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/18742
Arquivos Descrição Formato
000732886.pdf (1.435Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.