Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Geison da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-27T04:05:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187429pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo estabelecer o perfil de formação dos treinadores de esportes olímpicos que atuam com atletas e equipes de alto rendimento no Rio Grande do Sul. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 13 treinadores. Os resultados indicaram que os treinadores de esporte de alto rendimento do Rio Grande do Sul consideram, como principais meios para a obtenção de conhecimentos: a experiência como atleta, a graduação em educação física, a pós-graduação em educação física e esporte, os cursos de formação de treinadores e as participações em competições. Apesar da experiência como atleta ter uma importância no processo de formação do treinador, ela não parece ser fundamental. A formação do treinador deve ser continuada e é importante destacar que os treinadores ficaram divididos entre existir ou não uma aproximação do conhecimento produzido pela universidade com a prática do treinador.pt
dc.description.abstractThis study aims to establish the training profile of Olympic sports coaches who work with athletes and high-performance teams in Rio Grande do Sul. The research is of a qualitative nature, carried out through semi-structured interviews. Thirteen trainers were interviewed. The results indicated that high-performance sports coaches in Rio Grande do Sul consider as main means to obtain knowledge: athlete experience, graduation and post-graduation in physical education and sport, coaching training courses and wokshops and participation in competitions. Although the experience as an athlete has an importance in the training process of the coach, it does not seem to be fundamental. The training of the coach must be continued and it is important to emphasize that the coaches were divided between whether or not there is an approximation of the knowledge produced by the university with the practice of the coach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTreinadorpt_BR
dc.subjectCoach Educationen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectHigh Performance Sporten
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectSport Policiesen
dc.subjectEsporte de rendimentopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a formação de treinadores de esporte de alto rendimento de modalidades olímpicas no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082444pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples