Repositório Digital

A- A A+

A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos

.

A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultos
Outro título Understanding of atomic models by Young People and Adults’ Education (EJA) students
Autor Scheuermann, Carolina
Orientador Salgado, Tania Denise Miskinis
Data 2009
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Assunto Educação de jovens e adultos
Ensino de quimica
[en] Abstraction
[en] Atomic models in chemistry teaching
[en] Formal thought
Resumo O presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos.
Abstract This paper consists of a case study, with data analysis based on a theoretical framework, regarding the understanding of abstract models in chemistry teaching. An activity using concrete models was drawn up to show the abstract nature of atomic models. Instruments of data collection in the form of questionnaires were built, with the purpose of investigating the EJA students’ thinking on the subject before and after the activity. The analysis of the answers obtained has allowed a reflection on the level of abstraction needed to the understanding of atomic models by these students.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/18744
Arquivos Descrição Formato
000728307.pdf (159.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.