Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorScheuermann, Carolinapt_BR
dc.date.accessioned2010-03-16T04:14:23Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18744pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em estudo de caso, com análise de dados embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de modelos abstratos no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade usando modelos concretos para evidenciar a natureza abstrata dos modelos atômicos. Foram construídos instrumentos de coleta de dados sob a forma de questionários, com a finalidade de investigar o pensamento dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre o assunto antes e após a atividade. A análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito do nível de abstração necessário à compreensão de modelos atômicos por estes alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists of a case study, with data analysis based on a theoretical framework, regarding the understanding of abstract models in chemistry teaching. An activity using concrete models was drawn up to show the abstract nature of atomic models. Instruments of data collection in the form of questionnaires were built, with the purpose of investigating the EJA students’ thinking on the subject before and after the activity. The analysis of the answers obtained has allowed a reflection on the level of abstraction needed to the understanding of atomic models by these students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAtomic models in chemistry teachingen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectAbstractionen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormal thoughten
dc.titleA compreensão de modelos atômicos por alunos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding of atomic models by Young People and Adults’ Education (EJA) students en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000728307pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples